Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

11 de dezembro de 2024

Ranking de poluição dá nota máxima para 5,5% dos modelos testados


Por Mariana Czerwonka Publicado 03/12/2009 às 02h00 Atualizado 10/11/2022 às 19h10
Ouvir: 00:00

No ranking que classifica os carros fabricados em 2009 de acordo com a poluição emitida, ou ainda e emissão de gases poluentes, apenas 5,5% (22 versões de 10 modelos) receberam cinco estrelas, nota máxima do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Ibama. Segundo o MMA, quanto maior o número de estrelas, mais eficiente ou menos poluidor é o veículo. A chamada ‘nota verde’ leva em consideração os níveis de emissões dos gases poluentes monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (NMHC), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2). No critério adotado para classificar os veículos, 3 estrelas são relativas aos poluentes CO, NMHC e NOx, e 2 relativas ao CO2. Os carros que utilizam álcool já ganham automaticamente uma estrela, porque o CO2 liberado é absorvido no processo de cultivo da cana.

Do total avaliado, 49,5% receberam três estrelas. Em seguida, com 30%, estão os carros com quatro estrelas. Os dois estrelas representam 10% e os mais poluentes, com apenas uma estrela, somam 5% do total. Os 20 piores colocados são a gasolina e equipados com motor a partir de 2 litros.

Saiba mais na reportagem do G1.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *