Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de fevereiro de 2024

Governo de Minas alerta condutores de veículos sobre prazos do exame toxicológico

Motoristas das categorias C, D e E têm até o dia 28/12 para realizar o exame periódico.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 28/11/2023 às 18h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), alerta os condutores habilitados nas categorias C, D e E para o cumprimento do prazo de realização do exame toxicológico periódico, conforme estabelecido pela deliberação 268/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com a regra, motoristas das categorias C, D e E, mesmo que não conduzam veículos de grande porte, devem realizar o exame toxicológico em laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) até o dia 28 de dezembro deste ano. Ou seja, o exame toxicológico passa a ser obrigatório para esses motoristas, com idade inferior a 70 anos, a cada dois anos e seis meses. Isso ocorre independente da validade da habilitação.

Conduzir o veículo sem realizar o exame toxicológico após 30 dias do vencimento do prazo é considerado infração gravíssima. A multa é de R$ 1.467,35 e suspensão do direito de dirigir por três meses. A informação está no artigo nº 165-B do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Alerta exame toxicológico e renovação da CNH

A Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), vinculada à Seplag-MG, ressalta que o condutor pode optar por aproveitar o exame periódico para a renovação da carteira de habilitação. Ou seja, isso se a renovação ocorrer em até 90 dias após a data da coleta da amostra. Se a coleta da amostra tiver ocorrido há mais de 90 dias, o motorista precisará fazer um novo teste.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *