Moto no corredor: é possível trafegar com mais segurança?
O Portal do Trânsito abordou o tema do uso da moto no corredor no sentido de buscar mais segurança para essa prática. Assista, a reportagem em vídeo, produzida por Thabita Yuri.
No meio de tantas polêmicas que envolvem a legislação de trânsito, uma delas quase sempre está em destaque: o tráfego de motocicletas no corredor entre os veículos. Apesar do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não proibir essa prática, há várias interpretações sobre se essa conduta seria regular ou não. De qualquer forma, o que se vê nas vias de trânsito brasileiras são inúmeras motocicletas nos corredores entre veículos e, muitas vezes, gerando situações de risco. Por esse motivo, o Portal do Trânsito abordou o tema do uso da moto no corredor no sentido de buscar mais segurança para essa prática. Assista, acima, a reportagem em vídeo, produzida por Thabita Yuri.
De acordo com Êrica Nickel, pedagoga especialista em trânsito, é possível diminuir os riscos. Isso, desde que o motociclista esteja atento a tudo que acontece em seu redor. “A partir dessa mudança de atitude, de estar mais atento ao trânsito, aos pedestres e aos demais veículos, o motociclista começa a conduzir de uma maneira diferente”, explica.
Outro ponto fundamental, conforme a especialista, é a redução da velocidade.
“O motociclista até pode estar no corredor, mas a velocidade que ele vai trafegar tem que ser compatível com a situação. Tem que dar tempo de reagir em caso de perigo”, afirma Nickel.
Regulamentação
Já aconteceram várias tentativas na esfera pública de regulamentação do uso de corredores. A última foi com o PL 3267/19 que deu origem a Lei 14071/20. Ele previa, inicialmente admitir o tráfego de motocicletas, motonetas e ciclomotores pelo corredor, apenas quando o trânsito estivesse parado ou lento.
Além disso, as regras para utilização do espaço seriam as seguintes: havendo mais de duas faixas de circulação, somente se admitiria a passagem no espaço entre as duas faixas mais à esquerda. Havendo faixa exclusiva para veículos de transporte coletivo à esquerda da pista, esta seria desconsiderada. Também não se admitiria a passagem entre a calçada e os veículos na faixa a ela adjacente.
A passagem de motocicletas, motonetas bem como ciclomotores entre veículos de faixas adjacentes deveria ocorrer em velocidade compatível com a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos. O artigo foi vetado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.