Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de julho de 2024

PL propõe desconto de 50% na renovação da CNH de condutor com visão monocular


Por Mariana Czerwonka Publicado 17/09/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h03
Ouvir: 00:00

Conforme o deputado, como o tempo entre as renovações da CNH do condutor com visão monocular é menor, seria justo que tivesse redução nas taxas.

EVisão monocular renovação da CNHÉ fundamental que as pessoas com visão monocular façam check-up regular com o oftalmologista. Foto: Depositphotos

Conceder a redução de 50% dos valores da taxa de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutor com visão monocular.  Este é o tema do Projeto de Lei 2434/22 que começou a tramitar na Câmara dos Deputados.

De autoria do deputado Paulo Bengston (PTB/PA), o PL pretende  alterar a Lei nº 14.126, de março de 2021, que passou a classificar a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual. Dessa forma, passaria a conceder a redução de 50% dos valores da taxa de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aos portadores de visão monocular.

Conforme o autor, o objetivo do PL é tornar justo e equilibrado o tempo de renovação mais o valor pago nos exames pelo condutor com visão monocular.


Leia também:

Renovação da CNH: o médico pode diminuir o prazo de validade da habilitação?


“O Governo passou a validade da CNH para a cada dez anos aos condutores com idade inferior a 50 anos. Ou seja, o tempo de renovação do motorista com visão monocular é reduzido em 1/3 do tempo comparando ao motorista com idade de até 50 anos. E ele paga o mesmo valor das taxas para renovação”, justifica.

Tramitação

O PL aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados.

Visão monocular

Pessoas que têm a chamada visão monocular enxergam bem por apenas um olho. No outro, apresentam 20% ou menos da capacidade de enxergar, o que compromete o campo visual.

A perda visual em um dos olhos dificulta a percepção de profundidade bem como reduz a visão periférica. Dessa forma, limitando algumas atividades, como dirigir, caminhar, subir escadas, atravessar a rua e outras ações.

Destaca-se, no entanto, que com o tempo, o indivíduo que apresenta a visão monocular passa a se adaptar, enxergando bem por apenas um dos olhos. A condição não tem cura, por esse motivo é fundamental que as pessoas com visão monocular façam check-up regular com o oftalmologista.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *