Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de março de 2024

Senatran afirma que motoristas C, D e E sem exame toxicológico poderão ser multados a partir de 28 de janeiro

A Senatran esclarece que as demais infrações relativas ao exame toxicológico, previstas no CTB, necessitam previamente de regulamentação do Contran.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 28/12/2023 às 08h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Motoristas flagrados dirigindo veículo das categorias C, D ou E com o exame toxicológico periódico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 28 de janeiro de 2024. A informação é da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A penalidade de multa para a infração prevista na Lei 14.599/2023 é de R$ 1.467,35 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Contudo, o prazo para que os condutores realizem o teste nos laboratórios credenciados, com exames vencidos ou a vencer até a data limite, encerra hoje, 28 de dezembro de 2023. Esta é uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A legislação prevê 30 dias de tolerância para configuração de infração gravíssima.

Fiscalização

De acordo com a Senatran as demais infrações relativas ao exame toxicológico, previstas no CTB, necessitam previamente de regulamentação do Contran. Ou seja, até que se publique a decisão do Conselho, as infrações não estão sujeitas à fiscalização, cobrança ou exigência pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Em resumo, motoristas conduzindo veículos que exijam habilitações das categorias ACC (ciclomotor), A (motocicleta, motoneta ou triciclo) ou B (automóvel), só serão submetidos à fiscalização quando da regulamentação. Além disso, o artigo 165-C e 165-D do CTB também precisarão de regulamentação por meio do Contran.

Quando o motorista poderá receber multa:

1- Dirigir veículo das categorias C, D ou E sem realizar o exame toxicológico, após 30 dias do seu vencimento.

Assessoria de Comunicação Ministério dos Transportes

Receba as mais lidas da semana por e-mail

2 comentários

  • João Batista Marins
    31/12/2023 às 10:53

    Quem tem habilitação profissional D que não exerce atividade não remunerada é obrigado a renovar o exame toxicológico?
    Quando fazer o exame?

    • Mariana Czerwonka
      02/01/2024 às 12:33

      João

      Sim, é obrigatório. O exame deve ser feito na renovação da CNH e a cada 2 anos e 6 meses para motoristas com menos de 70 anos.

      Equipe Portal

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *