13 de dezembro de 2024

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2024

Governo cria sistema para facilitar multa a motoristas de carro alugado


Por Mariana Czerwonka Publicado 26/11/2013 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h24
Ouvir: 00:00

Multa para carros alugados

Resolução obriga locadoras a informarem online os dados do locatário. Segundo o Contran, medida é para que infratores recebam pontos na CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta segunda-feira (25) uma resolução que obriga locadoras de veículo a informar online os dados dos motoristas que contratarem um aluguel de carro. Os dados serão encaminhados para um sistema que vai interligar os Detrans com as locadoras. O objetivo, segundo o Contran, é evitar que o motorista de um carro alugado que cometer uma infração deixe de ser penalizado com a pontuação na carteira.

De acordo com a resolução, a nova norma passa a valer a partir de maio de 2014.

O Contran explicou que hoje, sem o sistema interligado, é comum as locadoras não informarem os dados do motorista que cometeu uma infração de trânsito. Agora, serão obrigadas a alimentar o sistema com as informações do locatória no momento da contratação do serviço. Com isso, se o veículo for flagrado cometendo alguma infração no período do aluguel, automaticamente o órgão de trânsito já vai adicionar os pontos da multa na carteira de habilitação do motorista.

Ainda segundo o Contran, se o motorista que alugou um carro não estiver dirigindo na hora que a infração for cometida (se um parente estiver ao volante, por exemplo), ele poderá acionar o Detran para informar quem de fato deve receber a multa.

Fonte: Revista Auto Esporte

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *