Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Lei multa donos que deixarem carros abandonados


Por Talita Inaba Publicado 26/04/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h41
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma solução que vem do interior de São Paulo para um problema comum nas cidades brasileiras. Em Monte Alto, uma lei obrigou os donos de carros abandonados na rua a recolher o veículo para evitar o pagamento de uma multa alta. Eles estão caindo aos pedaços. Com o tempo, esses carros têm as peças roubadas, viram abrigo para mendigos e criadouros do mosquito da dengue.

Em Monte Alto, a prefeitura decidiu agir e criou uma lei. O fiscal de trânsito e os guardas civis identificam o carro abandonado, fotografam e colam adesivos. É um aviso: se o dono não tomar providências em 15 dias, o veículo é recolhido. Irritado, um mecânico xingou os agentes de trânsito e foi embora sem aceitar a notificação. Com ou sem reclamação, as sucatas estão sumindo das ruas. Ao todo, 30 carros adesivados voltaram para as garagens dos donos, e apenas uma minoria precisou ser rebocada.

Em dois meses, cinco carros que estavam abandonados foram retirados das ruas. Até um ônibus, que ficou quatro anos parado no centro da cidade, foi levado para o pátio da prefeitura. Com a nova lei, o dono do carro abandonado tem que pagar multa, guincho e diárias no pátio. Uma conta que não sai por menos de R$ 1 mil. “Hoje você adesiva o veículo e a população vê que a lei é séria, é cumprida, então o pessoal retira o veículo no prazo”, afirma o diretor do departamento de trânsito, Renato Lian.

Fonte: Bom dia Brasil

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *