Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de julho de 2024

Mais 6 montadoras chegarão ao Brasil no segundo semestre


Por Talita Inaba Publicado 13/03/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h45
Ouvir: 00:00

Com desaceleração econômica e redução de consumo no ano passado, a China apontou ainda mais seus holofotes para a América Latina, região em que o Brasil ganha destaque como o maior mercado de automóveis.

Atualmente, o gigante asiático possui aproximadamente 40 montadoras, sendo que, pelo menos 10 estariam interessadas em investir no Brasil. Segundo a Câmara Brasil China, as marcas BYD, Beijing Automobile Group, Changan, Jingbei, FAW e YTO já poderiam desembarcar no País nos próximos meses.

Há algumas semanas, a Geely anunciou que iniciará suas vendas em agosto. Hoje, já comercializam seus carros no Brasil a Chery, Jac Motors, Hafei e Fóton, sendo que a JAC está construindo uma fábrica no município baiano de Camaçari. “É um marco importante para a indústria automobilística brasileira, pois será a primeira montadora de automóveis de grande volume do Brasil”, diz Sergio Habib, presidente da JAC no Brasil.

Daniel Lau, diretor de prática corporativa China da KPMG, explica que a região e, principalmente o Brasil, já eram estratégicos para as montadoras chinesas, e é natural que elas acelerem os planos para saírem do país. “Não vejo nenhuma possibilidade de estagnação em relação a marcas chinesas no Brasil, até porque nosso mercado é bastante consolidado”.

Dados apresentados por Lau dão conta de que as montadoras chinesas venderam 1 milhão de automóveis em 2012. Sendo que os principais mercados em que elas atuam são América do Sul, Rússia, Argélia, sudeste asiático, África do Sul, países árabes e Brasil. “A chegada de empresas chinesas ao Brasil começou há três anos. As que vieram primeiro arcaram com alguns ônus. As que chegam agora já encontram um mercado bem mais consolidado”.

Quem contribuiu para consolidar o mercado, principalmente no quesito comunicação foi a JAC Motors. Em 2011, ano em que a JAC entrou com uma campanha massiva na TV aberta foram vendidos mais de 10 mil carros da marca no Brasil. É a chinesa que mais vendeu. Na mesma época, a Hafei vendeu 8.800 unidades e a Chery 8.065. No ranking de vendas de 2011, a JAC ficou em 14º, seguida de Hafei e Chery.

A Foton Aumark, representante no Brasil da Beiqi Foton Motor Co, maior montadora de caminhões da China, já promete a construção de uma fábrica em 2013. Orlando Merluzzi, vice-presidente da Foton, adianta que a empresa já começou a prospectar interessados em representar a marca e abrir concessionárias nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal.

“Tivemos que antecipar a construção de 2018 para 2013 em função da lei que beneficia as montadoras nacionais”. A Beiqi já possui concessionárias em Guarulhos, Várzea Paulista e Jundiaí. A Foton já está importando, há três anos, volume significativo de unidades. “Agora estamos no processo de conversar com nossos futuros parceiros. O objetivo é abrir 30 concessionárias até o final de 2013”.

A Geely será representada no Brasil pelo Grupo Gandini, do empresário José Luiz Gandini, que também detém a marca Kia. A empresa começará a importar os automóveis chineses a partir do segundo semestre.

Fonte: Istoé Dinheiro

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *