Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Ministro Gilberto Kassab estará presente no Congresso da Abramet


Por Mariana Czerwonka Publicado 02/09/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h45
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Foto Gilberto KassabO 11º Congresso Brasileiro Sobre Acidentes e Medicina de Tráfego ocorrerá de 10 a 13 de setembro, no Wish Serrano Resort, em Gramado (RS)

O Ministro das Cidades Gilberto Kassab estará presente no evento e, na cerimônia de abertura, na noite de 10 de setembro entregará o troféu Pedro Kassab para algumas entidades que prestam importantes serviços no que tange a redução de acidentes e conscientização. Pedro Kassab é pai do Ministro e era presidente da Associação Medica Brasileira quando foi criada a Abramet, em 1980. O Ministério das Cidades também será homenageado.

No evento serão tratados temas que buscam reduzir a acidentalidade, através da  educação, formação e mudança cultural, bem como promovida discussão das necessidades de avanço na avaliação para condutores de veículos automotores e motocicletas, visando ações concretas de conscientização e de combate a impunidade e violência no trânsito, que, entre outros importantes assuntos.

Atualmente os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de morte no Brasil. Um dos objetivos da organização do evento é mudar este cenário e direcionar a mídia para divulgar resultados positivos, através de programas de educação e conscientização,  também envolvendo a comunidade, com ações sociais.

A realização do 11º Congresso Brasileiro Sobre Acidentes e Medicina de Tráfego é da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego e organização da Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos. A agência oficial é aBrocker Turismo. Informações pelo telefone (54) 3282.5400 ou, ainda, pelo e-mail brocker@brockerturismo.com.br.

1.Para o Ministro, qual a importância da ABRAMET e da realização do Congresso no contexto atual do trânsito no Brasil?

Gilberto Kassab – A Medicina de Tráfego é um campo muito importante na busca pela redução das vítimas do nosso trânsito. Infelizmente, o trânsito brasileiro ainda leva muitas vidas a cada ano. Mas é inegável que registramos inúmeros avanços nas últimas décadas, sempre com o apoio da ABRAMET no desenvolvimento da legislação e das medidas de segurança viária que ajudam a proteger pedestres, motoristas e ciclistas nas nossas ruas e estradas. É uma entidade valiosa pelos estudos e conhecimento que desenvolve e congressos como o que será realizado são fundamentais para a difusão deste conhecimento e para sensibilizar a sociedade e o poder público sobre a importância da adoção de medidas para proteger as pessoas.

2. O Ministério das Cidades apoia ações e campanhas em prol de um trânsito mais seguro, promovido por entidades e municípios? De que forma?

Gilberto Kassab – Mais do que isso, o Ministério das Cidades realiza diversas campanhas para aumentar a segurança de motoristas e pedestres no trânsito. Atualmente, estamos realizando uma ação com o objetivo de mostrar que a atitude e o comportamento das pessoas, estejam no carro ou a pé, são fatores para tornar os deslocamentos mais pacíficos e mais seguros, que é o slogan “Seja VOCÊ a mudança no Trânsito”. Teremos também mais uma edição da Semana Nacional de Trânsito, em setembro. Nos últimos quatro anos, o Ministério realizou 25 ações de mobilização social, 30 campanhas publicitárias e firmamos parceria com 141 instituições, como empresas, órgãos públicos e associações. O DENATRAN está sempre aberto a participar de campanhas realizadas por Estados, municípios e entidades para sensibilizar a todos que a redução de acidentes e atropelamentos é uma preocupação constante.

3. O que significa para o Ministro Kassab entregar o troféu Pedro Kassab e também receber homenagem para o Ministerio das Cidades?

Gilberto Kassab – Receber esta homenagem é uma dupla honraria. Primeiro porque sou um defensor intransigente da segurança no trânsito, tanto é que, quando prefeito de São Paulo, por exemplo, desenvolvemos ações importantes como os programas de proteção ao pedestre e ao ciclista e conseguimos bons resultados. Além disso, uniformizamos velocidades em diversas vias, levando-se em consideração critérios técnicos. Mas é evidente que também fico muito feliz com a homenagem e o reconhecimento ao trabalho de meu pai que, como médico, teve papel muito importante na academia e em entidades médicas como a ABRAMET, que se dedicam a preservar vidas.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *