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04 de dezembro de 2024

Aplicativo de transporte apresenta recursos inclusivos para pessoas com deficiência

Algumas estatísticas ressaltam a urgência de iniciativas que promovam a acessibilidade em diferentes setores, incluindo o transporte.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 10/11/2024 às 18h00
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Aplicativos de transporte pessoas com deficiência
Os recursos da Maxim foram projetados para beneficiar usuários cegos, surdos, com limitações na fala e com mobilidade reduzida, garantindo que todos possam utilizar o aplicativo com facilidade. Foto: Divulgação

A inclusão e a acessibilidade no transporte são questões fundamentais no Brasil, especialmente para pessoas com algum tipo de deficiência. Pensando nisso, a Maxim, aplicativo de transporte, implementou uma série de adaptações em sua plataforma para atender às necessidades de seus usuários, promovendo uma experiência de viagem mais segura e acessível.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada em 2022, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 18,6 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, representando cerca de 8,9% da população. Esses números ressaltam a urgência de iniciativas que promovam a acessibilidade em diferentes setores, incluindo o transporte.

Os recursos da Maxim foram projetados para beneficiar usuários cegos, surdos, com limitações na fala e com mobilidade reduzida, garantindo que todos possam utilizar o aplicativo com facilidade.

Entre as funcionalidades destacadas, está a leitura da tela para pessoas cegas. Ou seja, isso permite a descrição dos elementos da interface através de serviços integrados de smartphones iOS e Android. Essa inovação possibilita que usuários cegos realizem seus pedidos de forma auditiva. De acordo com as diretrizes do aplicativo, usuários cegos têm, ainda, o direito de viajar com um cão-guia sem custos adicionais.

Para as pessoas surdas ou com limitações na fala, todas as informações sobre motoristas bem como de veículos são exibidas de maneira clara na tela, além de um chat confidencial com o motorista e suporte. Assim, eliminando a necessidade de comunicação por telefone. Isso assegura que todos os usuários possam se comunicar de forma eficaz e discreta.

A Maxim também se preocupa com os usuários com mobilidade reduzida, oferecendo a opção de selecionar locais específicos de parada para facilitar o acesso. Além disso, uma função de assistência do motorista está disponível para ajudar na entrada de cadeiras de rodas ou muletas. Também não há cobranças extras para o transporte de dispositivos de assistência, que são tratados como bagagens.

Laís Soares, uma passageira com baixa visão, compartilhou sua experiência:

“Utilizar o aplicativo da Maxim me dá autonomia. Eu consigo fazer meus pedidos com facilidade e, quando o motorista chega, já sei exatamente onde ele está. Isso me dá mais confiança para me deslocar sozinha pela cidade”.

A Maxim reafirma seu compromisso com a inclusão assim como com a acessibilidade, buscando promover um transporte mais humano e seguro para todos. A empresa planeja continuar expandindo seus recursos inclusivos. Dessa forma, buscando sempre aprimorar a experiência de seus usuários e contribuir para um trânsito mais igualitário em todo o Brasil.

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