Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de junho de 2024

Carro voador: novidade chega ao mercado automobilístico 

Compradores brasileiros apenas aguardam a autorização da ANAC para realizar o tráfego aéreo do eVTOL, da Xpeng, no país


Por Accio Comunicação Publicado 07/06/2024 às 11h30 Atualizado 11/06/2024 às 17h28
Ouvir: 00:00
Carro voador em várias tonalidades de azul em exposição na China.
Carro voador da Xpeng tem semelhanças a um helicóptero. Foto: Canaltech.

A ideia de um carro voador povoa nossa imaginação em ficções e nos desenhos animados (como Os Jetsons, de 1962), há décadas. Porém, o que antes era apenas fantasia, agora é real. Graças ao investimento de empresas ousaram desafiar o setor automobilístico, o carro voador existe e se chama eVTOL.  

A empresa chinesa criadora do eVTOL, a Xpeng, carrega um pouco da essência dessa família futurística que usufruía de tecnologias inteligentes e robotizadas nos desenhos. Em seus projetos automobilísticos, a marca cria outras formas de locomoção com carros elétricos e agora, com carros voadores.  
 
O eVTOL é um carro com decolagem vertical. O novo modelo foi exposto este ano em Pequim e como o veículo já sobrevoa a China em voos privados e comerciais, a Xpeng pretende lançar versões atualizadas também no exterior.  

Carro voador ou helicóptero?  

Nessa última exposição, o designer do eVTOL apresentou semelhanças do veículo com um helicóptero, principalmente, devido às suas hélices gigantes.  

Entretanto, apesar de ser uma característica que a empresa chinesa deseja modificar, o carro futurístico já tem compradores brasileiros interessados. 

Essa reserva do carro voador se efetivará de fato quando a marca conseguir a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), responsável pelas normas para o tráfego aéreo de veículos no Brasil. 
 
O eVTOL foi pensado para voar a uma altura inferior a 1.000 metros, tendo em mente a mobilidade aérea urbana de baixa altitude e de curta distância. Desenvolvido pela HT Aero, esse veículo atinge uma velocidade de 129 km/h, consegue sobrevoar por 35 minutos e é movido a energia elétrica. 
 
A empresa agora se debruça na tarefa de conseguir um projeto de carro voador que viaje longas distâncias. Além disso, há planos de fabricar novas versões do modelo, sendo uma delas voltada para o transporte de até 43 passageiros.  

Ou seja, em breve poderemos ter o primeiro ônibus voador circulando pelo mundo!   

Você estaria disposto a sobrevoar a sua cidade em um carro voador? Acredita que essa pode ser uma opção viável para melhorar a mobilidade urbana? Conte sua opinião aqui nos comentários! 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *