Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de julho de 2024

eVTOL: o que são carros voadores? 

Você sabia que os carros voadores estão prestes a se tornar mais uma alternativa de meio de transporte? Confira todos os detalhes dessa inovação!


Por Accio Comunicação Publicado 19/01/2024 às 14h00
Ouvir: 00:00

Diferente dos helicópteros, os carros voadores estão sendo desenvolvidos para circular em ambientes urbanos e aeroportos de forma rápida, econômica e sem emissões de carbono. Além disso, os carros voadores serão veículos 100% elétricos (o que gerou o termo eVTOL). Esses veículos estão sendo projetados para alcançar um deslocamento total de até 100 quilômetros e são capazes de decolar e pousar verticalmente.  

Entretanto, o futuro meio de transporte está sendo fabricado em Taubaté, no interior de São Paulo e o principal objetivo será transportar passageiros, como serviços de táxi aéreo

Simulação do ambiente interno de um eVOLT da Embraer
Foto: imagem simulação do eVOLT (fonte: Embraer)

A fabricante responsável por um dos projetos é a Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer. Porém, apesar do primeiro voo estar previsto para 2024, o funcionamento completo do veículo deve acontecer somente em 2026.

Empresas áreas como Gol e Azul também já fizeram encomendas de carros voadores fabricados por outras empresas. 

Quais as vantagens do carro voador? 

Uma das principais vantagens dos carros voadores é eles serem ecologicamente sustentáveis. Ou seja, são projetados para não consumir combustíveis fósseis, gerando menos poluição e gastos de recursos naturais.

Além disso, trata-se de um veículo silencioso, gerando menos poluição sonora quando comparado a helicópteros ou carros. 

Por fim, esses veículos serão uma alternativa para fugir dos congestionamentos nas cidades.

As empresas oferecerão serviços de deslocamentos em rotas definidas e autorizadas pelas companhias de tráfego aéreo de cada país. No Brasil, a responsável é a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

Ilustração do eVTOL da Embraer
Ilustração do eVTOL da Embraer

Quem pode dirigir os carros voadores? 

A princípio, esses veículos poderão levar até cinco pessoas, sendo quatro passageiros. No entanto, a maior parte dos projetos estão apostando em uma condução autônoma, dispensando a habilitação. 

Ainda não há uma legislação específica para dirigir os carros voadores. Mas estima-se que seja necessário a habilitação como a de pilotos de helicópteros. 

Quanto custa os carros voadores? 

De acordo com a empresa Eve, mais de 2,8 mil eVOLTs já foram reservados e cada veículo custa US$ 3 milhões. 

E você, teria coragem de dirigir um carro voador? Compartilha nos comentários a sua opinião! 

Veja também no Portal do Trânsito:

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *