Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de fevereiro de 2024

Carros do futuro: veja previsões para 10, 25 e 50 anos

Veja como poderão ser os automóveis daqui a 10, 25 e 50 anos.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 27/12/2023 às 18h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Como serão os carros do futuro nos anos de 2033, 2048 e 2073? E sua funcionalidade, o design e as características de alta tecnologia? Um especialista em engenharia contribuiu com previsões sobre novos materiais para automóveis, tecnologia de IA e fontes de energia sustentáveis, entre outros tópicos.

As previsões do perito para 2033 incluem sistemas que poderiam fornecer informações aos condutores através do tato, bem como uma maior utilização de materiais leves como a fibra de carbono. 

Em 2048, os automóveis totalmente autônomos poderão ser uma realidade. Os avanços nas fontes de energia sustentáveis poderão significar que os automóveis serão alimentados por energia solar ou utilizarão baterias de estado sólido.

Os veículos imaginados para 2073 são muito diferentes dos automóveis atuais, com tecnologia VTOL (descolagem e aterragem vertical) que permite que voem. Poderão também ser sensíveis e capazes de conversar com os seus condutores. 

As imagens baseadas nas previsões dos especialistas servem para ilustrar o quão interessantes poderão ser os automóveis nos próximos anos.

Especialista Vs AI

Para além de criar imagens com base nestas previsões, o DiscoverCars.com também levou o Midjourney a criar imagens simplesmente fornecendo à IA o ano ou quantos anos no futuro se passaria e pedindo um “carro realista”. 

Havia diferenças interessantes entre as imagens. O especialista previu que os carros se tornariam maiores bem como poderiam ser capazes de ajustar automaticamente a sua forma para se adaptarem a diferentes terrenos e situações. No entanto, o Midjourney produziu imagens que se assemelhavam, em termos de tamanho e forma, a um automóvel atual. 

A previsão do especialista sobre um automóvel em 2073 

carro em 2073

Esta visualização do interior de um carro em 2073 mostra os bancos todos virados uns para os outros, uma vez que o carro é capaz de se conduzir sozinho. As paredes de destaque possuem plantas vivas que purificam o ar no interior do veículo. O interior é espaçoso assim como os passageiros podem utilizar para relaxar, dormir, trabalhar ou socializar.

A previsão da IA para um carro em 2073 

IA 2073

A IA criou uma imagem de um carro que levita. Parece ter motores a jato nas laterais, o que poderia permitir que o carro viajasse a velocidades incríveis. Ao contrário das previsões dos especialistas, o carro do Midjourney de 2073 não é muito maior do que um carro de hoje em dia – tem um tamanho semelhante ao de um carro desportivo de dois lugares. 

“A conversa sobre como serão os carros no futuro é muito animada – surgem frequentemente notícias sobre o quão perto estamos de ter carros autónomos, ou mesmo carros que podem voar. No entanto, não é fácil imaginar como será esta tecnologia tão aguardada. Depois de recolher algumas ideias fantásticas de um especialista, quisemos utilizar a IA para dar vida a estas previsões”, afirma Aleksandrs Buraks, Head of Growth at DiscoverCars.com

O artigo completo pode ser encontrado aqui: https://www.discovercars.com/blog/cars-of-the-future

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *