Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de fevereiro de 2024

Saiba mais sobre as pontes do Brasil  

O Portal do Trânsito traz algumas histórias e curiosidades de algumas pontes espalhadas pelo país


Por Accio Comunicação Publicado 31/12/2023 às 13h30 Atualizado 04/01/2024 às 10h35
 Tempo de leitura estimado: 00:00
621BAFF1441142EC5F66CA4B3A158424-2-scaled-1

Foto: Pedro Devani/Notícias do Acre.  

As pontes têm por funcionalidade conduzir uma via entre dois pontos, de um lado para o outro. No Brasil há casos em que as pontes estão separadas por um rio ou uma ferrovia, por exemplo. O tráfego das pontes é destinado tanto ao pedestre, como um veículo.  

Vamos conhecer quais são os modelos de pontes existentes no Brasil?  

  • Ponte Pênsil: o modelo é conhecido também por Ponte Suspensa. Tem característica de possui torres em suas extremidades; 
  • Ponte Estaiada: semelhante ao primeiro modelo, esse tipo de ponte envolve cabos de aço e é mais rígida;  
  • Ponte Treliçada: o modelo possui treliças na superestrutura de sustentação. A ponte pode aguentar grandes quantidades de peso;  
  • Ponte Cantilever: conhecida também por Ponte Balanço, possui vigas e braços de aço para sustentar a passagem de automóveis;  
  • Ponte em Arco: a estrutura tem arcos, que pode estar presente na parte superior, inferior ou no centro da passagem de automóveis; 
  • Ponte em Viga Apoiada: esse tipo de modelo une grandes distâncias, com duas ou mais vigas.  

O período na construção de uma ponte pode variar, de acordo com o tipo de estrutura, material, tráfego e meio ambiente. Um exemplo é a ponte Rio-Niterói. Prestes a completar 50 anos de existência, ela levou 5 anos para ser construída e tem 13,29 km de extensão.  

A primeira ponte construída no Brasil está localizada em Recife, Pernambuco e chama Ponte Maurício de Nassau. Com 180 metros de comprimento, a ponte foi inaugurada em fevereiro de 1643. Apesar das reformas, a primeira estrutura da ponte cedeu em outubro de 1815. Somente em 1917 a cidade inaugurou a ponte, agora pela estrutura conhecida hoje em dia.  

Qual é a ponte mais diferente do Brasil?  

Transito de veiculos para viagens de fim de ano na Ponte Rio-Niterói.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.  

Com tantas histórias que transitam pelas estradas, o Brasil possui grandes pontes famosas e curiosas. De fato, um exemplo é a Ponte Mista de Marabá, localizada no Pará. A ponte possui 2.340 metros de comprimento e conta com a companhia de uma estrada de ferrovia ao meio.  

A ferrovia serve tanto para o transporte de cargas, como de passageiros entre Pará e Maranhão. Vale ressaltar que as faixas de sentido ao longo da ponte são mão inglesa, ou seja, sentido oposto do qual conhecemos normalmente.  

Por outro lado, pontes chamam a atenção, tanto pela estrutura como a beleza. Por exemplo, a Ponte Octávio Frias de Oliveira é sem dúvida um dos símbolos da cidade de São Paulo (SP). Possui 138 metros de altura e 1,6 km de extensão.  

Inaugurada em 1926, a ponte Hercílio Luz sem dúvida é outra que se destaca como um símbolo de Florianópolis (SC). A ponte possui 821 metros de comprimento. Por fim, não podemos esquecer da Ponte Internacional da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai e está localizada em Foz do Iguaçu (PR).  

E na sua cidade, possui algum tipo de ponte? Conte para nós! 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *