16 de março de 2025

16 de março de 2025

Entenda como a tecnologia tem sido uma aliada no combate aos perigos do trânsito 

Radares inteligentes, sensores, Inteligência Artificial e Internet das Coisas monitoram e atuam na notificação e prevenção aos sinistros de trânsito.


Por Agência de Conteúdo Publicado 08/02/2025 às 18h00
Ouvir: 00:00
Perigos do trânsito
A tecnologia tem sido vista como uma saída para que o trânsito brasileiro, frequentemente apontado como um dos mais perigosos do mundo, ao menos veja cair suas estatísticas negativas. Créditos: metamorworks / iStock

A tecnologia está cada vez mais presente na rotina de todos, e isso é cada vez mais evidente. A automação de tarefas, a digitalização de serviços e o acesso a equipamentos digitais têm alterado até mesmo a rotina das pessoas, e com o trânsito, não é diferente. Através da tecnologia, tem-se buscado soluções para um trânsito mais seguro, que, com a suspensão definitiva do DPVAT, está cada vez mais amparado por seguros de vida privados.

Assim, a tecnologia tem sido vista como uma saída para que o trânsito brasileiro, frequentemente apontado como um dos mais perigosos do mundo, ao menos veja cair suas estatísticas negativas. Problemas como falta de respeito às leis de trânsito, excesso de velocidade, embriaguez ao volante e, não raro, uma soma de todos esses fatores são as principais causas de acidentes nas ruas e estradas.

Por isso, iniciativas inteligentes podem contribuir muito com a queda dos acidentes de trânsito. Hoje, radares mais modernos, que captam a velocidade do motorista a distância, e não apenas quando ele passa por um espaço delimitado, ajudam no combate ao excesso de velocidade, utilizando ondas doppler. 

Os radares inteligentes

Esses radares já são comuns na Europa, utilizados em Salvador e Curitiba, e estão sendo instalados em estradas do Sudeste, como São Paulo e Minas Gerais. Além da velocidade, também podem captar placas e fazer o levantamento do número de carros que passam pela via em tempo real, permitindo um levantamento acurado de dados.

Além disso, permite que outras infrações sejam flagradas, tais como ultrapassagens ilegais, desrespeito à sinalização de trânsito, tráfego na contramão e até mesmo uso de celular ao volante. Isso acontece porque esses radares estão integrados à Inteligência Artificial, o que permite essa fiscalização muito mais apurada.

A leitura rápida de placas, em conjunto com o acesso ao banco de dados, pode verificar a situação dos veículos, isto é, se estão em dia com seus débitos ou se trata-se até mesmo de um veículo furtado. Ou seja, um radar inteligente pode verificar se um carro está com o IPVA ou licenciamento atrasado e fazer a notificação ou multa ao condutor.

Sensores e câmeras para cobrir pontos cegos

Mas não é só no campo da fiscalização que a tecnologia pode tornar o trânsito mais seguro ao interferir diretamente na causa dos acidentes. Um conjunto de empresas do Vale do Silício trabalhou em um projeto que, utilizando sensores instalados em pontos críticos das ruas, avisa ao motorista sobre pedestres que estão encobertos por pontos cegos. Essa iniciativa visa combater o atropelamento, que vitimiza tantos pedestres e ciclistas mundo afora.

Ainda em termos de sensores, o ADAS, sigla para Advanced Driver Assistance Systems – em tradução livre, Sistema Avançado de Assistência ao Motorista –, é um conjunto de sensores e câmeras ligadas na parte externa do veículo que, por meio de um software, analisa o entorno do carro e emite alertas ao motorista.

Assim, é capaz de avisar ao motorista se sua velocidade é compatível com a distância do veículo à sua frente, alerta sobre a mudança de faixas e também pode agir autonomamente, freando caso perceba que uma colisão pode ocorrer. Este sistema também opera via Inteligência Artificial e é de grande auxílio para a segurança do condutor. O ADAS também detecta pedestres, monitora pontos cegos e alerta para colisões.

Não é só a segurança que se beneficia dos avanços

As tecnologias também facilitam a vida do motorista em outros parâmetros. Entre eles, o acesso a processos como pagamento de débitos, transferência de veículos e acesso a documentos, tudo por meio digital. Essa ponte, oferecida por meio de plataformas, entre usuários e órgãos de trânsito, é uma excelente maneira de ganhar tempo e sanar problemas de forma resolutiva.

Ainda que a tecnologia tenha um papel cada vez maior e mais importante na prevenção de acidentes, o acesso nem sempre é dos mais fáceis, por uma série de razões. Por isso, o motorista que deseja se precaver, bem como também sua família, de eventualidades pode fazer um seguro contra acidentes ou um seguro de vida para total cobertura e tranquilidade.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *