Debates sobre tecnologia no trânsito marcam o primeiro dia do Encontro Nacional dos Detrans
A abertura contou com a presença das autoridades de trânsito de todo o país, órgãos federais e empresas do setor.
Começou ontem (02/09), o 80º Encontro Nacional dos Detrans, evento realizado pela Associação Nacional dos Detrans (AND), que acontece até amanhã (04/09), em Brasília e tem como um dos temas principais a tecnologia no trânsito. A abertura contou com a presença do presidente da AND, e diretor-presidente do DETRAN-ES, Givaldo Vieira, do Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, do diretor geral do DETRAN-DF, Takane do Nascimento e Marcelo de Felippes, CEO da Câmara Internacional de Indústria de Transportes- CIT.
O Encontro reúne os diretores dos departamentos de trânsito de todo o País, assim como técnicos, colaboradores e empresas privadas do setor. Durante os três dias acontecerão reuniões, apresentações e palestras com temas sobre tecnologia, digitalização de sistemas, inteligência artificial, legislação, entre outros.
“Tudo que estamos proporcionando nesse encontro é fruto de um trabalho e esforço coletivo, daqueles que me antecederam, gestões que acumulam o avanço da Associação e que nos permitiram estar aqui. Estou à frente desse trabalho há três meses e dando os primeiros passos nessa tarefa desafiadora, uma responsabilidade muito grande, de órgãos tão representativos para a população brasileira. Estamos em busca de aperfeiçoar cada vez mais nossos encontros, adotando uma linha de trazer mais conteúdo, para que a gente possa ter esse ambiente de concentração e informações mais relevantes”, afirma o presidente da AND, Givaldo Vieira.
O encontro promove a discussão de pautas importantes com foco em buscar melhorias, trazer inovações tecnológicas e mais segurança no trânsito.
A programação conta com fóruns para debater sobre educação para o trânsito, Lei Seca, além de palestrantes convidados das empresas que trazem diversos temas. São eles: soluções tecnológicas e digitais voltadas para os avanços no trânsito.
De acordo com o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, o evento tem como missão encontrar soluções para melhor atender o cidadão brasileiro.
“Esses encontros são muito importantes para debatermos os próximos passos das políticas de trânsito, definindo os rumos no sentido da digitalização, desburocratização e da centralização dos serviços, mantendo a autonomia administrativa dos Detrans. Sempre focado em atender a sociedade e melhorar o sistema e a segurança. Isso impacta demais a vida das pessoas e, no final, é isso o que importa”, defendeu.
O primeiro dia o evento contou com palestras sobre “Inovação e Tecnologia: o futuro digital dos Detrans e a Revolução na mobilidade Urbana”, com o palestrante Luís Felipe Monteiro, ex-Secretário de Governo Digital, consultor e conselheiro de várias empresas na área de tecnologia, convidado da empresa Gringo. “Nós temos a 4º maior população conectada na internet, no mundo, e uma das maiores frotas de veículos. Por isso é muito importante que todo o sistema de trânsito esteja disponível e oferecido com qualidade nesse ambiente digital. Ou seja, um sistema que atenda desde o motorista de 18 anos até o idoso, é fundamental. O cidadão deve ser percebido e recepcionado nessas transações digitais“, reforça Monteiro.
Outros temas que tiveram destaque no primeiro dia foram a “Transformação Digital dos Detrans”, com Diogo Tedesco, convidado da empresa XVIA e também, “Aplicando a Inteligência Artificial como recurso para dar mais segurança à vida no trânsito”, com Ticiana Sanford Moreira Campos, gerente de estatística de trânsito do DETRAN-DF, palestrante convidada da empresa Valid. “Estamos trazendo a tecnologia e a transformação digital como tema principal. Além disso, outros temas importantes como o RENAVE, que já apresenta bons resultados no estado do Espírito Santo. Essas discussões relevantes só garantem ainda mais avanços e a busca de melhorias para todo o setor, e principalmente, para o cidadão”, finaliza Givaldo Vieira.