Detran RJ participa de seminário sobre segurança de mulheres no trânsito
O evento debateu o enfrentamento da violência contra as mulheres, a defesa institucional e jurídica, a segurança no trânsito e os perigos do mundo digital.

O Detran RJ participou, na semana passada, do Seminário Mulheres com Segurança 2025, realizado pela Revista Manchete, no hotel Sheraton, na Zona Sul do Rio. O evento debateu o enfrentamento da violência contra as mulheres, a defesa institucional e jurídica, a segurança no trânsito e os perigos do mundo digital.
A abertura do evento foi realizada por Andréia Crocamo, assessora de Projetos Estratégicos do Detran, que representou o presidente Vinicius Farah. Ela ressaltou a importância das mulheres para a mudança do comportamento no trânsito.
“A mulher é mais cautelosa, respeita mais as regras de trânsito e esse comportamento cauteloso tem o poder de influenciar as famílias. Só mudando a cultura dos motoristas vamos conseguir salvar vidas”, defendeu Andréia.
Álcool e direção
Raquel Diniz, instrutora da Escola Pública de Trânsito do Detran RJ e agente da autoridade de trânsito, apresentou o painel Segurança no Trânsito e Direção Defensiva, ao lado da tenente-coronel Patrícia Monteiro, superintendente da Operação Lei Seca.
“Meu objetivo de vida é tirar das ruas os condutores sem habilitação e os que bebem e saem para dirigir”, disse Raquel. Ela explicou que, antes de assumir o volante, o condutor precisa fazer uma autoanálise para verificar se está com sono. E, além disso, se tem estabilidade física e emocional para dirigir.
“Espera-se que o condutor tenha prudência, perícia e cuidado. E que seja cortês e paciente”, disse ela.
Também participaram do evento a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Heloísa Aguiar, a desembargadora Renata França, a delegada de polícia Patrícia Alemany e a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, major da PM Bianca Neves, entre outras debatedoras.