Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran|ES oferece 120 vagas em Curso de Mecânica para mulheres na Grande Vitória

Podem ser inscrever mulheres residentes nos municípios da Grande Vitória que sejam habilitadas na categoria escolhida: A para motocicleta e B para carro.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 15/03/2024 às 17h59
 Tempo de leitura estimado: 00:00
mecanica mulheres
As inscrições para o curso de mecânica para mulheres foram abertas nesta quinta-feira (14) e devem ser feitas, até a próxima segunda-feira (18). Foto: Divulgação Detran/ES

Estão abertas as inscrições para a nova edição do Curso de Mecânica Básica de veículos de duas rodas (motocicleta) e quatro rodas (carro) para condutoras que moram na Grande Vitória. No total, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) disponibiliza 120 vagas, sendo 60 para mecânica de carros e as outras 60 de motos. As aulas acontecerão nos dias 21 e 22 de março no Espaço Detranzinho, na Serra. As inscrições abriram nesta quinta-feira (14) e devem acontecer, até a próxima segunda-feira (18), exclusivamente no site www.detran.es.gov.br.  

O curso é totalmente gratuito, organizado e coordenado pelo Detran|ES em parceria com as empresas Contauto AutoCenter e Moto Vena.

Para participar, é necessário preencher os requisitos e o formulário de inscrição no site oficial do Detran|ES.  Podem ser inscrever mulheres residentes nos municípios da Grande Vitória que sejam habilitadas na categoria escolhida: A para motocicleta e B para carro. Também é obrigatório não estar cumprindo penalidades de Suspensão do Direito de Dirigir e Cassação da CNH.  

Os Cursos de Mecânica Básica atendem toda a sociedade e têm como foco proporcionar a todos o conhecimento necessário para que resolvam problemas corriqueiros em seus veículos, seja no carro ou na moto, tais como compreender os principais indicadores do painel de instrumentos, noções básicas de verificação do motor, dos freios e fluidos, quando o veículo precisa de alinhamento e balanceamento, além de dicas de condução econômica e cuidados diários.   

Incentivar a independência e sensação de segurança para quem depende de ajuda externa para resolver contratempos nos seus veículos é também um dos objetivos da iniciativa. O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca o sucesso de edições anteriores do curso e a importância dessa formação, que é parte das atividades da Escola Pública de Trânsito.   

“Já tivemos muitos retornos positivos das participantes de outras edições e nós queremos reforçar a relevância social desses cursos realizados pelo Detran|ES, que também orientam e preparam as condutoras a fazerem a manutenção dos veículos que circulam pelas ruas, o que também contribui para a prevenção de acidentes e um trânsito sempre melhor. O objetivo do Departamento de Trânsito é principalmente esse e ficamos muito felizes de promover essas iniciativas, ainda mais em um mês tão importante quanto o mês das Mulheres.”   

O Detran|ES ressalta ainda que, no momento de submeter a inscrição, todas estejam atentas às informações fornecidas, pois a comunicação do Órgão com as selecionadas será feita via e-mail. Portanto, é de inteira responsabilidade das inscritas acompanhá-las. A lista com o nome dos inscritos selecionados para realizar o curso será disponibilizada no site do Detran|ES, após o preenchimento de todas as vagas. E no caso de confirmação é muito importante o comparecimento no dia do curso para que não se desperdice essa vaga, tendo em vista que a limitação do número de participantes e existem outras interessadas.   

Ao final da formação, haverá o envio de um e-mail um certificado de participação para alunas com 100% de aproveitamento.  

Sobre o Curso   

As aulas terão formato presencial, com dois módulos (teórico e prático) e serão ministradas pelos técnicos especializados das empresas parceiras. A formação conta também com uma ampla grade de conteúdos programáticos, como:   

  • Inspeção 
  • Combustível, Tanque 
  • Acelerador, funcionamento 
  • Motor, verificações 
  • Troca de óleo 
  • Corrente de Transmissão 
  • Freios, fluidos e verificação 
  • Sistema elétrico 
  • Interruptores, funcionamento 
  • Rodas, raios e pneus 
  • Cabos embreagem e freios 
  • Manetes 
  • Filtros

Cronograma  

Curso de Mecânica para Mulheres de Veículo de 2 rodas (motocicleta), com 60 vagas disponíveis    

Data: 21 de março de 2024  

Horário: Das 8h às 12h – parte teórica  

               Das 13h às 17h – parte prática  

Curso de Mecânica de Veículo de 4 rodas (carro), com 60 vagas disponíveis 

Data: 22 de março de 2024  

Horário: Das 8h às 12h – parte teórica  

               Das 13h às 17h – parte prática 

Local: Espaço Detranzinho, localizado atrás do Vitória Apart Hospital, na Rua Sebastião Rodrigues Miranda, n.º 49, Boa Vista II – Serra. 

Inscrições para o curso de mecânica para mulheres 

As condutoras interessadas devem fazer as inscrições entre esta quinta-feira (14) e a segunda-feira (18) exclusivamente no site do Detran|ES (http://www.detran.es.gov.br), no banner localizado na página principal ou na aba “Educação”, onde constarão todas as informações relativas ao curso.   

Para se inscrever, a candidata deve preencher o formulário de acordo com as solicitações. Destacando que, no ato da inscrição, a solicitante deverá digitalizar sua CNH e anexá-la ao formulário.   

As informações são da Assessoria de Comunicação do Detran/ES     

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *