Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024

DNIT promove Webinar sobre a infância, a cidade e o trânsito

Conforme o órgão serão tratados temas como a importância do brincar e do compartilhamento de espaços públicos na infância.


Por Mariana Czerwonka Publicado 21/06/2023 às 18h00
Ouvir: 00:00

Na próxima quarta-feira, 28 de junho, às 10h, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizará o WebinarA infância nas cidades e a influência do trânsito.

Conforme o órgão serão tratados temas como a importância do brincar e do compartilhamento de espaços públicos na infância. Além disso, discussões de como o transitar pode ser visto como um ponto de atenção e cuidado. No entanto, acima de tudo como uma oportunidade de aprendizado para as crianças e para a sociedade.

“A cidade em si é um território educativo e o desenvolvimento de nossas crianças ocorre para além dos muros de nossas casas e escolas”, afirma o órgão.

Conheça as participantes do Webinar do DNIT sobre a infância, a cidade e o trânsito

Beatriz Martinez – Arquiteta e Urbanista

Formada pela USP, realizou parte de seus estudos na Accademia di Architettura da USI, na Suíça. É Diretora Criativa do CoCriança assim como se dedica integralmente à pesquisa sobre o desenho de paisagens mais inclusivas para as crianças e seus cuidadores. Vencedora do 5º Prêmio de Design Tomie Ohtake com o jogo “Trilhas Urbanas”, Beatriz aborda temáticas urbanas de forma lúdica bem como inclusiva.

Nayara Braga – Analista em Infraestrutura de Transportes – DNIT

Arquiteta e Urbanista com quase 10 anos de carreira. No DNIT, atua no desenvolvimento e gestão de projetos nacionais de educação para o trânsito e análises de segurança viária. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UnB com pesquisa sobre mobilidade segura na infância. Coordenadora adjunta de Projeto de Extensão sobre bairros amigáveis à primeira infância pela UFPI, em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil e a Fundação Bernard Van Leer. Foi membro da Câmara Temática de Educação e Saúde para o Trânsito do CONTRAN, de grupo de trabalho para estudos sobre pontos críticos de sinistros, também do CONTRAN, e de grupo de trabalho para monitoramento do PNATRANS no DNIT.

Mariana de Sousa e Silva – Psicóloga

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília, UniCEUB. Mestranda do curso de pós-graduação do curso de Psicologia Clínica e Cultura na Universidade de Brasília- PPGPsiCC UnB, pesquisa sobre a escuta e a prática clínica psicanalítica na contemporaneidade; parentalidade e violência e impactos na saúde mental na pandemia. Revisora da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/ UFSC. Psicanalista clínica em consultório particular e em instituições, participante de grupos de estudos do Fórum do Campo Lacaniano de Brasília e em grupos independentes. De 2019 a 2021, atuou como psicóloga na equipe de educação para o trânsito/ DNIT.

Assista ao vivo no canal do DNIT no YouTube e participe enviando sua pergunta. Clique aqui.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *