Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Veja aqui como participar da segunda edição do concurso “Crônicas da (I)Mobilidade”

O objetivo do prêmio é incentivar a produção literária e, ao mesmo tempo, revelar e divulgar novos valores literários.


Por Mariana Czerwonka Publicado 26/03/2024 às 18h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00
crônicas mobilidade
O site RODRIGO VARGAS – PSICOLOGIA & TRÂNSITO – e seus parceiros – promove o CONCURSO CRÔNICAS DA (I)MOBILIDADE – 2ª EDIÇÃO, o qual prestigiará a modalidade CRÔNICAS. Foto: Divulgação.

O site RODRIGO VARGAS – PSICOLOGIA & TRÂNSITO – e seus parceiros – promove o CONCURSO CRÔNICAS DA (I)MOBILIDADE – 2ª EDIÇÃO, o qual prestigiará a modalidade CRÔNICAS. Lembrando que esse tipo de produção é composta por textos curtos, que abordam o cotidiano de forma bem humorada. Normalmente retratam um acontecimento vivido pelo autor ou suas reflexões sobre o contexto em que está inserido.

Poderão participar escritores brasileiros ou não, com idade igual ou superior a 18 ANOS completos, que atuem direta ou indiretamente com a área do trânsito, como agentes de trânsito, instrutores, psicólogos, advogados, médicos, enfermeiros, motoristas e etc.

O tema do concurso será LIVRE, desde que as crônicas tenham ligação com o contexto do trânsito e mobilidade.

Principais características do formato:

  • Linguagem simples e informal, com trocadilhos e até gírias, caso seja do estilo do autor.
  • Normalmente utilizam ordem cronológica para narrar os acontecimentos.
  • Não são apenas histórias curtas e descritivas. Elas possuem reflexão e alguma conclusão com base em um acontecimento cotidiano.
  • Trazem eventos do dia a dia sob óticas diferentes.

Tipos de crônicas:

  • Crônica narrativa: A partir de um evento cotidiano que é narrado na introdução e no desenvolvimento do texto, seu objetivo é mostrar a opinião do cronista sobre um tema, o que, em geral, ocorre no final do texto.
  • Crônica argumentativa: É a crônica que tem como objetivo mostrar um posicionamento, favorável ou contrário, a respeito de certo tema ou, ao menos, promover um debate sobre ele. Para isso, o texto apresenta a questão, desenvolvendo possíveis linhas de raciocínio sobre ele e, por fim,
    apresenta o posicionamento do cronista.
  • Crônica humorística: É aquela que tem como objetivo gerar humor a partir de uma situação cotidiana. Tendo como expoente Millôr Fernandes, a estrutura desse tipo de crônica pode ser variável, de acordo com o modo como se constrói seu humor.
  • Crônica lírica: Esse tipo de crônica é aquele que está mais ligado à emoção. Essa característica faz com que o texto tenha maior expressividade.

Inscrições da segunda edição do concurso “Crônicas da (I)Mobilidade”

O período de inscrições vai de 20/03 à 31/05. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 por crônica. Os 20 textos com as melhores pontuações serão os vencedores e farão parte da segunda edição da antologia Crônicas da (i)Mobilidade!

Para se inscrever, clique aqui.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *