Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de março de 2024

Gestão de frota: conheça as vantagens de investir nesse mercado

Entenda como funcionam as franquias e por que é um ramo essencial para o mercado de trabalho.


Por Agência de Conteúdo Publicado 11/06/2023 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00
A gestão de frotas consiste na otimização dos serviços envolvendo todos os veículos de uma empresa.
A gestão de frotas consiste na otimização dos serviços envolvendo todos os veículos de uma empresa. Foto: Divulgação

Toda empresa de transportes precisa de uma gestão de frotas eficiente e nisso há muitas vantagens. Administrar todos os veículos disponíveis, suas cargas e destinos não é uma tarefa fácil, mas, assim como em diversos outros contextos, a má gestão pode resultar em serviços de má qualidade e grandes prejuízos para a corporação. Por isso, é indispensável que todo empreendedor do ramo reconheça sua devida importância e invista nesse aspecto.

A gestão de frotas consiste na otimização dos serviços envolvendo todos os veículos de uma empresa. Isso inclui planejamento de viagens, prevenção de acidentes, cuidados com os motoristas e, sempre que possível, redução de custos. Para que tudo saia como o esperado, essa atribuição costuma ser dividida em três setores: ativos (relacionado aos veículos), insumos (todos os recursos necessários para manter os veículos funcionando) e comportamento (relacionado aos motoristas).

O objetivo primordial dos gestores é traçar estratégias que visem melhorar os serviços ao mesmo tempo que reduzem os custos operacionais, então a quantidade de veículos não é o mais importante aqui.

Até mesmo uma frota pequena precisa deste processo administrativo, considerando que esses automóveis são a principal ferramenta de trabalho da empresa, por isso é essencial que estejam sempre em suas melhores condições.

Além disso, é responsabilidade da empresa garantir a segurança dos seus motoristas. A manutenção regular dos veículos faz parte desses cuidados e protege não só os seus colaboradores, mas também qualquer pessoa que esteja no trânsito. Infelizmente, o número de acidentes em estradas no Brasil ainda é muito alto, então toda corporação do ramo de transportes precisa fazer sua parte em prevenir ao máximo essas situações.

Hoje em dia, a parte administrativa relacionada às frotas já está consideravelmente mais fácil e acessível, graças às diversas tecnologias disponíveis no mercado. Algumas empresas são especializadas em fornecer sistemas de gestão que ajudam a colher informações essenciais para a operação. Além disso, rastrear os veículos e oferecer suporte sempre que necessário. Sendo assim, os empreendedores podem facilitar o trabalho dos seus gestores com essas ferramentas.

No Brasil, essas franquias baratas de gestão de frotas se destacam pela praticidade e eficiência nos serviços prestados. Dentre as principais, podemos citar a Localiza, a Rastrek e a Straytrack. Elas, além dos recursos já citados, também disponibilizam veículos de qualidade para a operação da empresa. O investimento inicial também não é alto, então são boas alternativas até mesmo para pequenos negócios, que ainda estão dando seus primeiros passos. 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *