Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de fevereiro de 2024

5 dicas para economizar combustível

Devido ao aumento do combustível, muitos motoristas buscam por preços mais acessíveis e principalmente maneiras para economizar na hora de abastecer um veículo


Por Accio Comunicação Publicado 12/01/2024 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Seja gasolina, álcool ou diesel, o valor do combustível tem pesado no bolso de milhões de brasileiros. Por isso, muitos motoristas estão em busca de maneiras para economizar ao abastecer o veículo. 

Pensando nisso, o Portal do Trânsito preparou algumas dicas para você poupar gastos e evitar de reabastecer seu veículo mais do que o necessário. 

mecanico-trocando-pneus-em-um-servico-de-automoveis
Foto: Freepik

1. Calibre os pneus 

Quando o condutor não faz a calibragem do pneu, o pneu fica murcho devido ao atrito no solo. Desse modo, o carro vai ter mais dificuldade de se locomover e, portanto, vai consumir mais combustível. 

Sendo assim, a dica é calibrar os pneus do seu veículo no máximo a cada 15 dias. Essa simples atitude, pode ajudar tanto na economia do combustível quanto dos pneus. 

2. Cautela no uso de ar-condicionado 

O uso frequente do ar-condicionado está relacionado ao gasto excessivo de combustível. Isso porque o ar-condicionado tem um compressor conectado ao motor. Após ligar o ar, esse compressor aciona ao mesmo tempo e coloca uma carga a mais no motor, gerando consumo de combustível. 

Quer uma dica para economizar combustível e ainda usar o ar-condicionado? Faça uma vistoria no filtro do aparelho, pois a higienização ajudará no resfriamento, evitando forçar o motor do veículo. 

3. Mantenha o veículo alinhado e balanceado 

O alinhamento da direção do veículo é necessário a cada 10 mil quilômetros rodados ou sempre que apresentar algum problema relacionado à estabilidade do volante, desgaste irregular das rodas e trepidações que são percebidas no volante, painel e piso. 

Contudo, a dica para manter o desempenho do veículo é fazer o procedimento periodicamente, entre seis meses e um ano. 

casal-de-idosos-e-sobrinha-carregando-bagagem-no-porta-malas-do-automovel
Foto: Freepik

4. Evite peso desnecessário no veículo 

Brinquedos, ferramentas, bicicletas ou qualquer outro peso no interior do veículo – incluindo o porta-malas – faz com que o motor tenha de trabalhar mais, gerando um consumo maior do combustível. 

Vale destacar que, a cada 50kg a mais carregados no veículo, o consumo pode aumentar em até 2%. Então, se você quer economizar combustível, retire todo e qualquer peso sem necessidade do seu veículo. 

5. Atenção às janelas abertas 

De acordo com um estudo realizado pela Sociedade de Engenharia Automotiva (SEA), quando o carro está a 80km/hora e com as janelas abertas, há uma diminuição da eficiência de combustível em até 20%. 

Portanto, quanto menor a velocidade, menor a influência da resistência do ar. Então, ao trafegar pela cidade, pode ser mais eficiente dirigir com as janelas abertas em relação ao uso de ar-condicionado, pois o atrito do ar quase não afetará o consumo. Mas esse quadro muda, caso o veículo esteja em alta velocidade.  

Gostou dessas dicas? Compartilhe nos comentários a sua opinião! 

Veja também no Portal do Trânsito: 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *