Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de junho de 2024

Trânsito e saúde mental: oferecer transporte corporativo inteligente impacta positivamente a saúde mental dos colaboradores

Gastar muito tempo para se deslocar nas grandes cidades afeta o bem-estar emocional dos colaboradores.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 15/11/2023 às 18h00
Ouvir: 00:00

Rotinas de deslocamentos nas grandes cidades estão presentes em nosso cotidiano e estarão, boa parte de nossas vidas. Cuidados com a saúde mental são, muitas vezes, deixados de lado em comparação com outras prioridades da vida moderna. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil figura entre os países que apresentam os maiores índices de depressão e ansiedade. Alguns cuidados, portanto, podem promover a saúde mental e melhor qualidade de vida, como manter uma rotina organizada, uma alimentação saudável e otimizar o tempo de deslocamento no trânsito, por exemplo.

Na maior cidade da América Latina, São Paulo, as pessoas gastam quase duas horas e meia por dia no trânsito, segundo nova pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo e pelo Instituto Cidades Sustentáveis em parceria com o Ipec.

E essa espera no trânsito tem um forte impacto na vida e na saúde mental das pessoas.

O estresse do trânsito faz com que o organismo humano aumente a liberação do cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Outro impacto negativo se refere à insônia. Os intensos congestionamentos são apontadas como uma das principais causas desse problema. Ao ficarem estressados, os motoristas podem ter mais dificuldades para relaxar à noite e conseguir dormir. Isso acarreta efeitos muito prejudiciais à saúde, como cansaço e ainda mais estresse. O resultado é que prejudica a vida da pessoa como um todo, principalmente no que diz respeito ao rendimento no trabalho.

Porém, novas alternativas, movidas pelo desenvolvimento tecnológico, surgem como uma opção para driblar o estresse do trânsito, principalmente quando o assunto é deslocamento ao trabalho. Empresas de diversos nichos no Brasil, têm buscado oferecer aos colaboradores o transporte fretado como um benefício corporativo saudável. “Nós estamos há quase 9 anos oferecendo às empresas e às pessoas, o transporte fretado como uma opção saudável e inteligente. Nossa startup possibilita que as empresas façam o deslocamento dos seus funcionários em segurança e com eficiência. Reduzindo o tempo gasto no trânsito e aumentando a qualidade de vida das pessoas, que trafegam em um transporte confortável, tecnológico e sustentável, que são as frotas que nós oferecemos”, explica Antonio Carlos Gonçalves, CEO do Fretadão, startup de tecnologia que atua na gestão de transporte fretado em mais de 16 estados do Brasil.

A nossa Constituição de 1988 garante o direito de ir e vir em segurança.

Com o crescimento nas grandes metrópoles do Brasil, dificuldades assim como obstáculos são encontrados diariamente nesse ir e vir. Empresas e grandes corporações têm contado com a ajuda de mobilidade inteligente para garantir um deslocamento rápido, sustentável e seguro aos colaboradores. E estes ganham tempo para realizar outras atividades com o que perdiam se deslocando com o transporte público.

“Na soma das horas, os colaboradores ganham mais tempo para ficar com a família, para atividades de lazer, quando são transportados com o fretado corporativo. O estresse causado pelo trânsito caótico impacta negativamente a vida das pessoas. Eu mesmo, criei o Fretadão a partir de experiências ruins com o deslocamento até o trabalho. Seguimos investindo na vida das pessoas pela melhoria da saúde mental”, finaliza Antonio.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *