Transporte por aplicativo: Uber lança nova categoria para o transporte de pets
O Uber Pet é direcionado para viagens de apenas um animal, obrigatoriamente acompanhado de seu tutor.
A Uber anunciou uma nova modalidade, agora para o transporte de bichinhos de estimação: o Uber Pet, direcionado para viagens de apenas um animal, obrigatoriamente acompanhado de seu tutor.
Trata-se de uma modalidade exclusiva para cães e gatos em que o serviço funcionará mediante reserva com antecedência mínima de 30 minutos, seguindo todas as características da modalidade Uber Reserve.
Segurança
A empresa de transporte por aplicativo orienta que é preciso realizar o transporte dos animais como exige a legislação de trânsito: com os animais de bolsas ou caixas de transporte próprias para transporte de cães e gatos, assim como com coleiras e focinheiras, para a segurança do motorista parceiro e dos próprios animais.
A empresa exige também o uso de toalhas durante a viagem, como forma de preservação do veículo no caso dos pets fazerem xixi ou cocô. Ou, ainda, em casos de vômitos.
Vale ressaltar que nesta modalidade, o usuário do Uber Pet, é o responsável por controlar o animal e pelo cumprimento das regras da modalidade. Por isso, em hipótese alguma serão permitidas viagens de animais desacompanhados.
“Sabemos o quanto nosso animal de estimação é parte da nossa família e nem sempre é fácil levá-lo para alguns compromissos. Pensando nisso e em sempre melhorar a experiência dos usuários, que tanto requisitaram a modalidade, ficamos felizes em lançar o Uber Pet no Brasil começando por Curitiba”, ressalta Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil.
Saiba como reservar uma viagem
- Abra o aplicativo e insira seu local de partida e destino;
- Também é possível encontrar a opção Uber Pet diretamente no ícone “Reserve” do aplicativo.
- Selecione a opção Uber Pet;
- Escolha o dia e horário de partida da viagem;
- Confirme sua reserva;
- Você poderá consultar suas reservas dentro da aba Atividade no app.
Usuários com Cão-Guia
Vale ressaltar que o lançamento do Uber Pet não altera a Política de Cão-Guia da Uber. Animais de serviço não são animais de estimação e o dever de transportá-los é assegurado por Lei. Ou seja, os usuários acompanhados de cão-guia podem solicitar uma viagem através de qualquer produto Uber, sem custo adicional e sem necessidade de reserva.
Perspectivas para o transporte de pets
A expectativa da empresa, por exemplo, é expandir a opção para novas cidades em 2024, a depender da análise do piloto.
Para receber solicitações de viagens no Uber Pet, que é opcional para os motoristas parceiros, eles precisam revisar assim como aceitar os termos e condições da modalidade. Ou seja, há a identificação de todas as viagens Uber Pet no aplicativo do parceiro antes dele aceitar o pedido.