Perspectivas para 2024: vendas de veículos eletrificados devem crescer 60%
O significativo aumento é resultado alto crescimento nos resultados de 2023.
2024 começa trazendo a perspectiva de ter alta de 60% no mercado brasileiro de veículos eletrificados, alcançando volume total de 142 mil unidades – sendo 118 mil híbridos e 24 mil elétricos. Os dados foram apresentados na semana passada, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea.
De acordo com os cálculos da Associação, o significativo aumento vem do alto crescimento nos resultados de 2023, o equivalente a 80% no comparativo do volume total de 88,8 mil unidades neste ano – 73,6 mil híbridos e 15,2 mil elétricos. No início deste ano a projeção da Anfavea estava na casa de 75 mil veículos eletrificados vendidos em 2023.
Novos lançamentos
Apesar dos bons frutos alcançados em 2023, o avanço no mercado nacional de eletrificados representa surpresa muito positiva para o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite. Ele reforça a projeção de forte elevação e aumento de vendas de eletrificados também em 2024. Isso, mesmo com o retorno progressivo das alíquotas de imposto de importação.
“Três montadoras tradicionais vão lançar modelos eletrificados durante o próximo ano, e além disso a GWM iniciará produção nacional em maio e a BYD poderá antecipar para dezembro o começo de sua fabricação local. O ano não será marcado por restrição neste segmento, que continuará a crescer em uma velocidade muito boa e importante”, ressalta.
Últimos dados
A Anfavea divulgou ainda que o mercado nacional de eletrificados fechou em 77.639 unidades – 64.377 híbridos e 13.262 elétricos até o último mês de novembro. Com base nesses dados, a Associação prevê que dezembro contemple mais de 11 mil veículos emplacados. Isso equivale a um novo recorde mensal, ultrapassando as 10.600 de novembro. Nessa ocasião foi a primeira vez que os eletrificados atingiram marca de dois dígitos em vendas mensais no Brasil.
Por fim, a Anfavea informou ainda que a participação de mercado dos eletrificados em novembro atingiu nível recorde de 5,3% (pela primeira vez acima de 5%). Assim, ultrapassando o melhor registro histórico até então, de agosto, com 4,8%. Dos 5,3% os híbridos responderam por 3,7% assim como os elétricos por 1,6% (melhor índice mensal da história e o terceiro mês seguido acima de 1%). No acumulado do ano (janeiro a novembro) a participação dos eletrificados já chegou a 4%, sendo 3,3% para os híbridos e 0,7% para os elétricos. Em 2022, o índice foi de 2,5%.