Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de fevereiro de 2024

Quais as vantagens de viajar de dia ou de noite? 

Visto que essa é uma das principais dúvidas entre os motoristas, confira as vantagens e desvantagens de pegar a estrada no período diurno ou noturno 


Por Accio Comunicação Publicado 22/11/2023 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Cada condutor tem um período do dia ou da noite em que prefere dirigir. Seja para evitar o trânsito, pela expectativa de ter um trajeto mais tranquilo ou por uma preferência pessoal, são vários os motivos. Mas, afinal: existe um horário mais adequado para pegar a estrada?  

Por exemplo, devido à falta de experiência no volante, pessoas que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) há pouco tempo costumam ter receio em dirigir à noite.  

Por outro lado, para motoristas que trabalham à noite, com é o caso dos caminhoneiros, isso não é um empecilho. 

Pensando de maneira geral, o mais recomendado é dirigir durante o dia. Além de ser um período em que a maioria das pessoas está em melhores condições de atenção, ao dirigir a noite, você aumenta diversos riscos durante o trajeto.  

Por exemplo, no período noturno a visibilidade fica reduzida e isso pode dificultar a identificação de placas, de curvas perigosas e, até mesmo de veículos, pessoas ou animais que possam cruzar a pista. 

Vantagens de viajar de dia 

Casal viajando durante o dia, ao por do Sol
Foto: Freepik.

A principal vantagem de viajar de dia é a segurança, pois os motoristas podem trafegar com melhor visibilidade. 

Além disso, no período diurno, a capacidade de concentração e reação ao volante tende a ser melhor. 

Contudo, vale sempre reforçar alguns cuidados: 

  • Antes de pegar a estrada, esteja bem descansado. 
  • Faça um check-up geral do seu veículo carro. 
  • Verifique a presença e o bom funcionamento de todos os itens de segurança. 
  • Dê uma atenção especial aos faróis, setas e ao limpador de para-brisas para garantir uma viagem segura. 

Então é melhor evitar dirigir à noite? 

Foto noturna do lado da janela do motorista, registra luzes noturnas na cidade
Foto: Freepik.

Umas das principais vantagens de viajar à noite é encontrar estradas menos congestionadas. Além disso, também é comum que as temperaturas fiquem mais agradáveis durante o período noturno, o que também pode aumentar o conforto durante a viagem. 

Entretanto, apesar dessas “vantagens”, para dirigir no período noturno é importante estar ainda mais atento na estrada.  

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), um dos pontos mais críticos ao escolher dirigir durante a noite é a baixa na capacidade de visão. Isso é algo natural, mas dependendo do histórico ou da condição ocular do motorista, pode representar uma perda de 50% (e às vezes até mais) da capacidade de visão.   

Além disso, a falta de iluminação em algumas estradas, sinalizações deficitárias  e até mesmo situações de sonolência e cansaço também oferecem riscos extras. 

Uma outra recomendação importante é redobrar os cuidados nos períodos do amanhecer e do anoitecer. A condição de penumbra, característica da transição entre o dia e a noite, possui particularidades especiais: nesses horários, alguns veículos estarão com os faróis ligados, outros com faróis desligados. Além disso, nessas condições os contrastes ficam prejudicados, é mais difícil identificar corretamente veículos e objetos, e a avaliação das distâncias fica prejudicada. As principais recomendações são: redobrar a atenção e trafegar em velocidade compatível com a segurança.

Em resumo, a falta de iluminação natural é uma condição adversa. Disso ninguém duvida, porque a visibilidade fica limitada ao alcance dos faróis, que nem sempre é suficiente para evitar ou sair de uma situação insegura, principalmente em combinação com outras condições de baixa visibilidade, como chuva ou neblina, por exemplo.

E para você, qual é a melhor opção de horário para viajar? Já passou por alguma situação ao dirigir de dia ou de noite e que gostaria de compartilhar com a gente? Envie aqui nos comentários! 

Veja também no Portal do Trânsito:

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *