Qual será o futuro das formas de pagamento das multas de trânsito?
Serpro participou de evento que discutiu os meios de pagamentos na era digital, as inovações, desafios e oportunidades de negócio no setor.
De 22 a 24 de março, o Serpro participou da programação e das reuniões do Future Pay, um evento exclusivo para líderes de meios de pagamentos realizado em Águas de Lindóia (SP). A empresa integrou reuniões para troca de experiências e debate sobre as dificuldades e interesses do setor. Uma das propostas de inovações apresentadas pelo Serpro diz respeito ao segmento de trânsito. De acordo com Diego Migliavacca, gerente de negócio, a empresa está pesquisando soluções para intermediação de pagamentos entre pessoas físicas, como na venda digital de veículos; ou entre pessoas e órgãos públicos, como no pagamento das multas de trânsito.
A ideia é oferecer esses pagamentos, inclusive de multas de trânsito, via aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
“No Future Pay conseguimos estabelecer contatos para avaliar novas possibilidades e construir produtos para a cadeia produtiva assim como como serviços digitais para o cidadão. Além das palestras com insights sobre o futuro dos meios de pagamento, como evoluções do PIX e do Open Finance, as vip meetings com Visa, Rede/Itaú e PayPal fomentaram ideias e perspectivas de novas soluções para desburocratizar e facilitar a vida das pessoas”, declarou Diego.
Para Lidiane Lins da Rocha, gerente de produtos de informação e análise do Serpro o grande diferencial desse evento foi colocar em diálogo os líderes de organizações do setor de pagamentos digitais. “Nessas conversas pudemos realizar a troca de experiências, conhecer melhor os problemas e interesses do mercado de varejo e meios de pagamento, de forma que podermos planejar melhorias em nossos modelos de negócios e novas entregas para fortalecer a missão da empresa de conectar o governo à sociedade”, resumiu Lidiane.
Na vida de todos
O gerente de negócio, Henrique Mattiello, integrou a programação do Future Pay com uma palestra sobre o papel do Serpro na sociedade. “Eu pude apresentar a empresa e mostrar como ela está no dia a dia de todos os brasileiros. Nós prestamos serviços não só para o governo, mas também para o mercado privado. Nossas tecnologias não apenas sustentam a gestão do Estado, mas também contribuem com a melhoria do ambiente de negócios do país”, indicou.
Especificamente sobre esse ambiente de negócios, o gerente de negócio Breno Ribeiro, lembrou das soluções do Serpro que já estão no mercado. Como por exemplo, para oferecer identificação digital e informações cadastrais fidedignas para a empresas de todos os tamanhos, reduzindo golpes e fraudes. “Para nós é de extrema importância participar das discussões sobre o futuro dos pagamentos. No Future Pay pudemos identificar as necessidades do mercado para nos posicionarmos com novas soluções”, analisou.
“Esse debate é a semente das próximas melhorias no ambiente de negócio, no que tange aos processos de troca de valores. O Brasil tem uma longa história de alta tecnologia neste setor e a sociedade já conta como certa a evolução e espera se beneficiar com ela. A participação do Serpro nesse evento é fundamental para entender cada vez mais a fundo o setor e poder agregar mais valor às soluções que desenvolve”, completou Fábio Michelette, analista de negócio da empresa.