Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

11 de dezembro de 2024

Área de escape da Arteris já salvou mais de 493 vidas; vídeo

No início da semana, mais cinco vidas foram salvas na área de escape da Arteris Litoral Sul. Assista o vídeo.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 12/04/2024 às 15h00
Ouvir: 00:00

No início da semana, mais cinco vidas foram salvas na área de escape da Arteris Litoral Sul. Em nove minutos houve o registro de duas entradas no dispositivo de segurança localizado no km 667, BR-376/PR, em Guaratuba, sentido Santa Catarina.

A primeira ocorreu por volta das 14h39. O motorista, que já conhecia o dispositivo, entrou com o veículo cerca de 42 metros no local e não houve vítimas. Já a segunda aconteceu logo em seguida às 14h48. O veículo era um guincho e transportava um automóvel e adentrou cerca de 75 metros. Havia quatro passageiros sendo eles uma vítima leve e três ilesos.

Conforme a Arteris, ao todo, já foram 493 vidas salvas em 224 entradas somente neste dispositivo.

O que são as áreas de escape

área de escape é um dispositivo de segurança para evitar acidentes em estradas. É bem comum caminhões e ônibus utilizarem a área, após constatarem algum tipo de problema. As áreas de escape surgiram nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1960. No entanto, no Brasil, surgiu apenas em 2011.  

As áreas de escape possuem faixa branca e vermelha, que direciona o acesso a uma caixa. O local possui pedregulho, cascalho, britas assim como outros tipos de materiais que ajudam o automóvel a parar imediatamente.  

O automóvel entra em contato com a caixa, fazendo o caminhão ou ônibus parar após o atrito e assim garantindo que ele pare imediatamente. Tanto o sistema, como a lógica do escape, é semelhante aos usados por carros de Fórmula 1.  

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *