Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de fevereiro de 2024

Cinco dicas de segurança para motoristas de aplicativo


Por Pauline Machado Publicado 05/10/2022 às 17h07 Atualizado 08/11/2022 às 21h02
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Veja algumas medidas para motoristas de aplicativo com o objetivo de trazer mais segurança à rotina desses profissionais.

Segurança motoristas de aplicativoFoto: Arquivo Tecnodata.

Muito se fala sobre medidas de segurança para os passageiros de transportes de aplicativo, mas, e os motoristas que estão nas ruas e ajudam, diariamente, milhões de pessoas a se locomover com facilidade e segurança? Pensando nisso, trouxemos algumas medidas para motoristas de aplicativo com o objetivo de trazer mais segurança à rotina desses profissionais.

As sugestões são da 99, que disponibiliza mais de 50 recursos disponíveis não somente durante as viagens, mas também, previamente e depois das corridas.

De acordo com a empresa, tais iniciativas trouxeram como resultados a redução de 38% dos casos de violência contra motoristas parceiros, por milhão de corridas.


Leia também:

Placa do proprietário e não do veículo? PL pretende tornar isso possível 

Confira, então, as dicas de segurança para motoristas de aplicativo.

1 – Checagem de passageiros

A disponibilização das informações sobre o passageiro antes do aceite da corrida, como confirmação de que o perfil foi verificado, frequência de uso do aplicativo, nota de avaliação, destino da corrida e zonas de risco, são fundamentais.

A 99, por exemplo, solicita ainda, obrigatoriamente, que todos os passageiros insiram CPF ou cartão de crédito válidos antes da primeira viagem. Esporadicamente, e quando identificada uma corrida suspeita via inteligência artificial, são solicitadas selfies do passageiro com um sistema que reconhece se é o rosto de uma pessoa real que está aparecendo.

2 – Gravação de áudio

Conforme a 99, no app da empresa, a opção de gravação de áudio fica localizada no escudo azul. É possível acioná-la a qualquer momento durante a corrida, caso o motorista se sinta desconfortável no carro. A gravação ajuda a prevenir comportamentos inadequados, além de auxiliar a plataforma a aplicar medidas corretivas, como bloqueio contra o passageiro ou motorista, em algumas situações. É válido informar que nenhuma das partes é notificada quando a funcionalidade é acionada e os dados são criptografados e armazenados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

3 – Câmeras de segurança

Precursora na implantação de câmeras de segurança em veículos de motoristas parceiros, a 99 reforça a importância do uso deste dispositivo durante as viagens.

Só no primeiro semestre deste ano, por exemplo, aconteceram cerca de 6,5 milhões de corridas com câmeras de segurança instaladas nos veículos. A expectativa é de que até o final do ano, incluindo as já instaladas, o número chegue a 14 mil câmeras em veículos de motoristas parceiros da plataforma.

As câmeras são instaladas perto do retrovisor central do veículo. Além disso, contam com um botão de segurança físico em uma posição sigilosa dentro do carro, que o motorista pode ativar a qualquer momento e acionar a central de segurança da 99. As lentes olho de peixe proporcionam uma visão panorâmica do interior do veículo assim como contam com um modo noturno. Elas também registram som e possuem sistema antifurto.

4 – Compartilhamento de rota

O compartilhamento de rota com amigos ou familiares também está no ranking das medidas de proteção mais importantes. Para isso, basta acessar, dentro do aplicativo, o menu “Central de Segurança”. Vale ressaltar ainda que a empresa monitora as viagens em tempo real, via GPS. Caso seja identificada alguma anormalidade, como trajeto acima do tempo, são ativados protocolos, que incluem o contato com o motorista e o passageiro. Além disso, aciona a Central de Segurança e envia a Patrulha 99, equipes especializadas que, em motocicletas ou carros, prestam apoio presencial.

5 – Central de Segurança

A companhia conta, também, com equipes multidisciplinares que estão 24 horas por dia, todos os dias, trabalhando na central de segurança. O objetivo é oferecer o melhor atendimento e apoio aos motoristas parceiros que precisarem de qualquer tipo de suporte. O contato pode ser feito via app ou por telefone.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *