Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024

Conheça o asfalto ecológico e como ele se torna uma alternativa renovável 

O Portal do Trânsito traz informações, vantagens e desvantagens de uma produção de asfalto ecológico. Entenda como esta opção pode ajudar o meio ambiente


Por Accio Comunicação Publicado 06/01/2024 às 13h30
Ouvir: 00:00
arvores-visto-da-estrada-1

Foto: Freepik.

Você sabia que existe atualmente produção de asfalto sustentável? Hoje vamos conhecer o chamado “Asfalto Ecológico” ou também “Asfalto Borracha”. Por meio de uma combinação entre o pó de borracha de pneu triturado e o ligante asfáltico é realizado o asfalto ecológico. Uma alternativa renovável! 

Além disso, o asfalto ecológico reduz matérias-primas não renováveis, que começam a partir de pneus descartados. Sem o descarte adequado, o pneu leva 600 anos para se decompor na natureza. Além disso, por muitas vezes, pode ser um criadouro do mosquito Aedes Aegypti (transmissor de doenças como Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya).  

Após a trituração e a mistura com o ligante asfáltico, o asfalto ecológico é aplicado em ruas, avenidas e grandes estradas. Em nosso país, o asfalto ecológico é bastante utilizado em rodovias do sul e sudeste.  

No entanto, os Estados Unidos já utilizam o asfalto ecológico há mais de 30 anos. 

Quais são as vantagens e desvantagens do asfalto ecológico?  

Uma das vantagens do asfalto ecológico é a qualidade do produto aplicado, que pode durar até 40% a mais do que o asfalto tradicional – 14 anos em média. Além disso, promove mais estabilidade e aderência aos automóveis.  

Outra vantagem do asfalto ecológico é a redução de aquaplanagem, onde há acúmulo de água na pista. Por outro lado, a produção de asfalto ecológico demanda 30% a mais de investimentos. São cerca de R$ 1,4 mil por tonelada contra R$ 1,1 mil do asfalto tradicional.  

Quais são os outros tipos de asfalto sustentáveis? 

viagem-de-viagem-1

Foto: Freepik.

Além do asfalto ecológico, existem alternativas consideradas sustentáveis. Por exemplo, a Pavimentação Fotocatalítica (Noxer). Em sua composição, possui o dióxido de titânio e absorve 90% dos gases poluentes dos automóveis em dias de sol. Já com o dia nublado, o asfalto absorve 70%.  

E por fim, está o Asfalto Permeável, que por um sistema de drenagem consegue captar a água da chuva e, em seguida, armazenar em galerias pluviais. Em contrapartida, o destaque desse modelo vai para a aderência dos pneus e redução de aquaplanagem. 

E você, já conhecia alguns desses exemplos de asfaltos sustentáveis? Comente aqui embaixo.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *