Crianças em motos exigem cuidados
Nos últimos quatro anos, acidentes diminuíram 42,85%; apenas maiores de sete anos podem ser transportadas
O número de acidentes de trânsito que envolvem crianças transportadas em motocicletas caiu 42,85% nos últimos quatro anos. A média anual de acidentes desta espécie é 9 registros. A Urbes – Trânsito e Transporte informa que não há registros de óbitos, mas o estado das vítimas é de leve a grave.
Lei protege a vida
O Código de Trânsito Brasileiro determina que apenas as crianças maiores de 7 anos podem ser transportadas na garupa da motocicleta. A faixa etária foi determinada de acordo com a estrutura física da pessoa para manter-se no veículo. Segundo o DPVAT, nos últimos quatro anos houve 1.582 indenizações por morte e invalidez entre crianças transportadas por motos no Brasil. Sendo que 58% destes casos ocorreram com crianças de até 7 anos, faixa etária proibida.
A infração é gravíssima, multa no valor de R$ 191,54 e ainda suspensão de dirigir de 1 a 3 meses. É preciso destacar que o capacete deve ser do tamanho compatível com a cabeça e corretamente afivelado. O tamanho incorreto acarreta todo o desequilíbrio.
Fonte: Rede Bom Dia