Dia da Mulher: 99 lança categoria exclusiva para mulheres
A iniciativa, em fase de testes, ajudou a reduzir em 5% das ocorrências de assédio. O objetivo é prevenir, proteger e acolher motoristas e passageiras mulheres.

A partir desta segunda-feira (8), data em que se comemora o Dia da Mulher, o aplicativo de transporte 99 lança, em todo o Brasil, uma categoria exclusiva chamada 99Mulher. A iniciativa permite às motoristas mulheres a opção de escolher transportar apenas passageiras.
A nova ferramenta foi lançada em forma de teste no final de 2019 nas cidades de Santos, Campinas, Goiânia, Manaus, Recife, Fortaleza, Belém e Teresina.
Em fevereiro deste ano, a empresa expandiu o serviço em fase beta para Macapá, Cascavel, Cuiabá, Juiz de Fora, São José dos Campos, Maceió e Jundiaí.
E, a partir de hoje – Dia da Mulher – a feature ganha uma nova camada de expansão. Chegando agora em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Segurança para motoristas e passageiras
A nova funcionalidade pode ser ativada ou desativada a qualquer momento pelas próprias condutoras, por meio de um botão no próprio aplicativo.
Para garantir a segurança das motoristas e que de fato a corrida seja para uma passageira, a 99 garante checagem das informações através de documentação e de verificação facial. Já as passageiras receberão um aviso de confirmação de que será enviada uma motorista exclusiva para mulheres.
Redução de ocorrências de assédio
De acordo com a diretora de comunicação da 99, Pâmela Vaiano, nos últimos seis meses mais de 78 mil corridas já foram feitas pela categoria. O resultado é que em testes de eficácia realizados em fevereiro, zero casos relacionados à segurança aconteceram em corridas do 99Mulher.
“A iniciativa ajudou ainda a reduzir em 5% das ocorrências de assédio, por milhão de corridas, entre julho e dezembro de 2020. Nossa expectativa é que o lançamento nacional diminua ainda mais os casos, especialmente contra as mulheres, estima.
A diretora de comunicação ressalta ainda que, além da nova funcionalidade, a 99 investe continuamente em tecnologia de ponta e no atendimento humanizado para prevenir, proteger e acolher motoristas e passageiras mulheres. Entre elas está o rastreador de comentários, uma tecnologia que identifica assédios e prioriza acolhimento e suporte à vítima.
De acordo com a executiva, a inteligência artificial foi desenvolvida em parceria com a consultoria feminista Think Eva e rastreia automaticamente denúncias de assédio deixadas nos comentários ao final das corridas. Dessa forma, o sistema consegue ler os comentários e identificar uma série de palavras e contextos que podem estar relacionados a assédios, verificando não apenas termos isolados, mas contextos onde eles estão inseridos. “Hoje, são 1020 palavras e inúmeros contextos mapeados. Com ajuda do rastreador e de um atendimento humanizado feito às mulheres, 9 em cada 10 usuárias voltaram a usar o app após uma ocorrência. Em média, são 730 assediadores identificados e bloqueados por semana, entre motoristas e passageiros. Mais de 87% das denúncias deixadas nos comentários foram detectadas pela ferramenta em 2020, contra 80% no ano anterior”, aponta Vaiano.
Foco nas mulheres motoristas
O 99Mulher, o rastreador de comentários e outras tecnologias como o compartilhamento de rota, a gravação de áudio e as câmeras de segurança da 99 são parte do Programa Mais Mulheres na Direção – cujo foco é oferecer independência financeira e mais segurança às motoristas e, assim, aumentar a base de condutoras no aplicativo, fornecendo mais segurança para passageiros e passageiras.
“Entre as ações estão cursos voltados exclusivamente às mulheres, como empreendedorismo e finanças pessoais, além de benefícios, premiações e descontos especiais para elas”, detalha e finaliza a executiva da 99.