Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

Dia do Pedestre: data marca preocupação com número de atropelamentos no mundo


Por Mariana Czerwonka Publicado 08/08/2022 às 16h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h06
Ouvir: 00:00

No dia 08 de agosto se comemora o Dia Internacional do Pedestre. O objetivo é reforçar os cuidados e o respeito que motoristas, motociclistas e ciclistas devem ter com quem transita a pé. 

Nem todos somos motoristas, nem motociclistas e muito menos ciclistas. No entanto, em algum momento da vida, todos fomos – e somos- pedestres. E estar nessa posição no trânsito, quer dizer estar em risco. E os números comprovam este fato.

Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que das 1,35 milhão de mortes nas estradas que ocorreram em 2018, a maioria dos óbitos foram de pedestres, especialmente os que vivem nos países em desenvolvimento. No Brasil, conforme os números divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2020, 5.120 pessoas morreram em decorrência de atropelamentos no Brasil.

De acordo com Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal, uma frase muito batida na teoria, não é muito lembrada na prática.

“No trânsito, somos todos pedestres e  muitos só se recordam quando saem de seus veículos e sentem na pele as dificuldades enfrentadas no dia a dia desse usuário, considerado o elemento mais frágil do trânsito”, explica.

Para reforçar os cuidados e o respeito que motoristas, motociclistas e ciclistas devem ter com quem está a pé, é comemorado, neste dia 08 de agosto, o Dia Internacional do Pedestre. “A boa convivência entre esses usuários, depende basicamente do respeito aos direitos e deveres de cada um”, garante o especialista.


Leia também:

Atropelamentos no Brasil: mais de 50% das vítimas têm mais de 50 anos 

Regras

As regras para a travessia de pedestres são detalhadas pelo Código de Trânsito Brasileiro. Quando há uma faixa de pedestre ou uma passarela por perto, o cidadão deve optar por elas. Se não houver a faixa e semáforo, as travessias devem ser feitas na faixa de segurança, sob sinal favorável. Quando não há semáforo, mas existe faixa, pedestres terão preferência sobre veículos.

Já em locais onde não há faixa, nem sinalização, o pedestre deve aguardar na calçada pelo momento oportuno, e, dessa forma atravessar a via na menor distância possível. “O ideal é sempre ter certeza de que o motorista notou a sua presença, procurar atravessar a rua sempre em linha reta, percorrendo a menor distância no menor tempo possível, mas sem correr”, complementa o especialista.

Apesar de sua fragilidade e preferência, os pedestres também têm deveres, devem respeitar as leis de trânsito e principalmente prestar atenção quando estão nas ruas. “Um pedestre distraído com o celular, por exemplo, pode causar um grave acidente”, alerta Mariano.

Dicas de segurança

Conforme o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF), todos devem respeitar os direitos e deveres do pedestre. “Além de ser um gesto de respeito assim como de civilidade no trânsito, ter cuidado com o pedestre é uma demonstração de amor à vida, que não tem preço. Trata-se de proteger quem amamos”, afirma o órgão.

Veja algumas regras e orientações do Detran/DF que alertam para a segurança dos pedestres e dos demais usuários das vias:

  • Procure atravessar na faixa. É mais seguro;
  • Sempre que possível, caminhe pela calçada e afastado da pista;
  • Tenha atenção ao trânsito, principalmente com motociclistas nos corredores e com ciclistas nas margens das vias;
  • Faça sempre o sinal de vida antes de atravessar uma faixa de pedestres;
  • Fique atento e não se distraia com celular bem como com músicas no fone de ouvido;
  • Nunca atravesse uma via por entre os veículos.

De onde surgiu o Dia Mundial do Pedestre?

O dia 8 de agosto é o Dia Internacional do Pedestre por causa da banda que muitos consideram como a maior banda de música de todos os tempos, os Beatles. É que foi no dia 8 desse mês, em 1969, que os integrantes do grupo atravessaram uma faixa de pedestres para tirar uma foto para a capa de um de seus discos. Essa foto é mundialmente famosa.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *