Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de julho de 2024

PRF alerta sobre cuidados com o transporte de objetos soltos no veículo

O transporte inadequado no interior do veículo de objetos soltos como bolsas, mochilas e outros objetos podem causar acidentes graves.


Por Mariana Czerwonka Publicado 10/12/2022 às 08h15
Ouvir: 00:00
Transporte de objetos soltos no veículo
Os locais corretos para transporte de objetos soltos são o porta-malas ou o porta-luvas do veículo. Foto: Divulgação PRF.

Um grande erro que muitos motoristas cometem é o de não se atentar para o transporte de objetos deixados soltos no interior do veículo. Em razão de uma frenagem de emergência ou durante uma manobra brusca, alguns objetos soltos podem ser arremessados e atingirem o condutor, os passageiros ou partes do veículo, causando acidentes.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o transporte cotidiano de bolsas, mochilas, malas, caixas e outros equipamentos representam um perigo iminente para os ocupantes do veículo se não estiverem devidamente acondicionados.

“Um objeto pesado arremessado pode ferir gravemente um dos passageiros do veículo e, em casos mais extremos, provocar mortes. Caso o motorista seja atingido, dependendo da gravidade da lesão, pode não ser possível evitar um acidente de trânsito”, alerta o órgão.

Os locais corretos para transporte de objetos soltos, de acordo com a PRF, são o porta-malas ou o porta-luvas do veículo.

Dicas para acomodação de bagagens no veículo

É fato que a bagagem, bolsas e sacolas soltas no veículo podem se tornar uma condição adversa. Além disso, podem colocar em risco a segurança no trânsito. Por esse motivo, o ideal é transportá-las no porta-malas do veículo.

O especialista Celso Alves Mariano, que é diretor do Portal do Trânsito, também faz outras recomendações de segurança.

“Não é recomendável trafegar com o veículo excessivamente carregado, pois isso afeta diretamente a forma de efetuar manobras. Além disso, pode reduzir a visibilidade do condutor e aumentar as distâncias de frenagem”, explica.

Veja dicas para acomodação de bagagens no veículo:

  • Coloque volumes mais pesados no fundo;
  • Malas devem ficar no fundo do porta-malas e também nas laterais porque no meio recomenda-se colocar volumes de menor peso e menor tamanho.
  • Mochilas normalmente têm menor peso e devem ficar por cima das malas,
  • Sacolas mais leves devem ser deixadas por último, assim como caixas de isopor.
  • Em cima do tampão interno do porta-malas não é bom colocar nem mesmo pequenos objetos. No no caso de uma colisão eles podem ferir os ocupantes do carro.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *