12 de dezembro de 2024

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de dezembro de 2024

São Paulo: Faixa Azul completou um ano com redução de acidentes graves

O projeto da Prefeitura foi piloto e trouxe, não somente a redução de acidentes graves, mas, sim, a marca de zero mortes de motociclistas.


Por Pauline Machado Publicado 20/02/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00
Faixa Azul redução de acidentes
A Prefeitura de São Paulo informou que a ampliação do projeto Faixa Azul ainda aguarda a autorização da Senatran. Foto: Divulgação Prefeitura.

Há um ano, mais precisamente no final de janeiro, São Paulo implantava a Faixa Azul na Avenida 23 de Maio aos condutores de motocicletas. O projeto Faixa Azul da Prefeitura foi piloto e trouxe, não somente a redução de acidentes graves, mas, sim, a marca de zero mortes de motociclistas.

A especialista em Trânsito e em Mobilidade Urbana, Mércia Gomes, ressalta que os resultados positivos da Faixa Azul que se estende atualmente na Avenida 23 de maio e Avenida dos Bandeirantes sentido Aeroporto, renderam  ao projeto a expansão de 220 km em vias importantes da capital paulistana. “A Faixa Azul trouxe segurança aos condutores de motocicletas e ainda aos demais veículos que dividiam as vias. Desse modo, através de análise com levantamento estatísticos dos sinistros, o número de acidentes na Av. 23 de maio e de vítimas geradas dessas ocorrências trouxe como resultado a redução na gravidade dos acidentes. Dos acidentes ocasionados na Av. sentido Aeroporto, do total de 98, tivemos 44 ocorrências que não geraram feridos, os demais com vítimas com ferimentos leves e apenas 8 com ferimentos graves, sem morte”, evidencia a especialista.

Expansão

Mércia enfatiza, ainda que, de acordo com a Companhia de Engenharia de Trânsito (CET), a Faixa Azul contribuiu para a redução das médias de lentidão da Avenida 23 de Maio, em aproximadamente 15% em 2022, na comparação com os índices de 2019, período que antecedeu ao da Pandemia, mostrando que o novo espaço proporcionou maior organização para o fluxo veicular.

“Esperamos que desse modelo de projeto, possamos obter outros no mesmo sentido, incluindo bicicletários e sinalizações no tocante, assim como educação e respeito quando da direção do veículo, sendo esses fatores altamente positivos no levantamento de pesquisas para redução de acidente e morte no trânsito na grande metrópole paulistana”, expecta.

Normatização

A Prefeitura de São Paulo informou que a ampliação do projeto Faixa Azul ainda aguarda a autorização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Isso porque ainda não há regulamentação no Código de Trânsito Brasileiro – CTB. No entanto, a data limite para implementação após a aprovação ainda não foi divulgada.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *