Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de julho de 2024

Segurança: 99 oferece veículos de patrulha para suporte durante corridas


Por Pauline Machado Publicado 16/03/2022 às 17h49 Atualizado 08/11/2022 às 21h13
Ouvir: 00:00

O objetivo é enviar veículos de patrulha para prestar apoio presencial em caso de emergência de segurança durante viagens.

O aplicativo de mobilidade 99 passou a oferecer um novo serviço de segurança aos seus usuários. Um recurso exclusivo de veículos que fará a patrulha durante as corridas.

Já em funcionamento no Rio de Janeiro e em São Paulo, e em fase de implementação nas demais localidades, o serviço é chamado de Patrulha 99, e consiste no envio de equipes especializadas que, em motocicletas ou carros, prestam apoio presencial para motoristas parceiros e passageiros em caso de emergência de segurança durante viagens, como, por exemplo, desvio de percurso, paradas longas ou trajeto com tempo acima do previsto.

No momento em que a Central de Segurança da companhia, que monitora as corridas, aciona o Patrulha 99, ela contata a polícia e compartilha as informações da viagem, ao mesmo tempo em que um veículo da Patrulha 99 se dirige até o local onde o carro está, para prestar todo o suporte necessário.

O atendimento direcionado aos motoristas e aos passageiros da 99, no local da ocorrência sempre é feito com o devido respaldo da polícia. Caso seja necessário, notifica-se outros serviços de emergência. No acionamento, utiliza-se o GPS para ativar a unidade que esteja mais próxima ao local do incidente.

Recursos de segurança para situações de risco

De acordo com a 99, todas as suas viagens contam com monitoramento em tempo real. Através de mecanismos de inteligência artificial, é possível identificar padrões de comportamento que podem estar associados a um incidente. São exemplos: mudança de rotas, paradas longas e trajetos acima do tempo previsto.

A empresa também informa que possui câmeras de segurança instaladas nos veículos que captam imagens com “lente olho de peixe” e modo noturno. Além disso, há um botão de segurança físico, em posição sigilosa dentro do carro, que é possível ativar a qualquer momento. Ele está conectado diretamente à Central de Segurança da 99 que fica disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Se for identificada alguma anormalidade, o app envia automaticamente alertas para motoristas e passageiros de que aquela corrida está sendo monitorada, perguntando se está tudo bem. Ao mesmo tempo, a Central de Segurança recebe um aviso automaticamente. Caso necessário, haverá tentativas de contato telefônico para evitar uma possível ocorrência.

Além disso, a companhia ressalta que todos os usuários – passageiros e motoristas- têm acesso aos recursos de gravação de áudio durante a corrida. Além disso, compartilhamento de rotas com contatos de confiança e botão para ligar direto para a polícia.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *