Semáforo ou rotatória? Veja qual a melhor alternativa para reduzir acidentes!
Os cruzamentos são os locais no trânsito onde ocorre o maior número de acidentes. Para reduzi-los é melhor o semáforo ou a rotatória?
Os cruzamentos são os locais no trânsito onde ocorre o maior número de acidentes e atropelamentos. Para reduzir acidentes nestes locais, além das condutas preventivas por parte dos condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas é possível implementar soluções de engenharia de tráfego. Por esse motivo, a questão que levantamos hoje é: para redução de acidentes em cruzamentos o que é melhor, um semáforo ou uma rotatória?
De acordo com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, quem ordena, controla, distribui fluxos de forma fluida e segura são tecnologias do tipo rotatória e semáforo.
“A maior diferença entre elas é o custo. Incomparavelmente a tecnologia do semáforo é mais cara, além disso, tem um projeto mais complexo e que requer manutenção. Nesse sentido, é uma série de complicações que a rotatória não tem. O custo da implementação e de manutenção da rotatória é baixíssimo”, garante.
Além disso, o especialista lista outras vantagens da rotatória. “A rotatória, por exemplo, tem a distribuição de fluxo automatizada. Nesta tecnologia, não tem sinal vermelho para o condutor ficar parado esperando. Se não tem ninguém o condutor entra, faz a transposição, circula pela rotatória, pega a saída que quiser e está resolvido”, cita.
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Eficiência
Em relação a eficiência, no entanto, existem vários aspectos que devem ser levados em consideração para optar pelo semáforo ou pela rotatória. “É muito difícil uma rotatória não dar conta do nível de eficiência de um semáforo, mas deve-se levar em consideração a composição da via. Será um estudo técnico, promovido pelo órgão que tem jurisdição sobre a via, que dirá qual o melhor em cada caso”, finaliza.