Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

Sistema usará tecnologia para proteger ciclista


Por Talita Inaba Publicado 11/03/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h46
Ouvir: 00:00

A Volvo, fabricante sueca de carros, anunciou um sistema de segurança para evitar colisões de seus carros com ciclistas. O sistema usará uma tecnologia que mistura uma câmera de alta resolução, um software especial e, ainda, sensores, radares e uma CPU. O conjunto será capaz de identificar quando um ciclista estiver próximo demais, a ponto de colidir com o veículo. Em frações de segundo, a tecnologia vai frear o carro automaticamente para que não haja impacto. O sistema, que vai equipar os novos carros, também funcionará com pedestres para evitar atropelamentos.

Acidentes

A Volvo desenvolveu a tecnologia baseada nos últimos relatórios de trânsito da Europa. Segundo o documento, cerca de 50% das mortes de ciclistas são causadas por impactos com carros. Além disso, a empresa enxerga um grande crescimento do uso de bicicletas – e as empresas de carros precisam adaptar seus veículos para evitar acidentes com elas.

Fonte: Exame.com

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *