Uso da seta não é opção! Veja como abordar esse assunto em sala de aula
Todos nós que já passamos por um CFC, sabemos da importância de usar a luz indicadora de direção (a famosa seta) para sinalizar o que vamos fazer no trânsito. Já se falou sobre o uso da seta inúmeras vezes, entretanto, nunca é demais retornar ao assunto, até porque, quanto mais circulamos no trânsito, mais temos a certeza de que este tema é inesgotável.
Aposto que muitos Instrutores se perguntam onde estão falhando; será que os carros estão saindo das lojas e concessionárias sem esse elemento obrigatório? Será que gasta mais se ele for utilizado sempre?
Conte essa novidade aos seus alunos: NÃO aumenta o consumo de combustível, NÃO gasta a seta porque ela NÃO tem tempo de uso determinado, NÃO tem vida útil…incrível essa novidade não é mesmo? Compartilhe essa notícia de primeiríssima mão com seus alunos!
Todos nós sabemos que os Instrutores práticos, em todas as aulas, são extremamente rigorosos com relação ao uso do pisca-pisca (sim, existem muitos nomes para isso) para sinalizar conversões, saídas e mudanças de pista, ainda assim, depois de sair do CFC, ser aprovado nas famigeradas provas práticas, parece que os alunos são acometidos de amnésia, seletiva, é claro.
Outra novidade interessante para compartilhar com os alunos de CFC é que podem e devem usar a seta, mesmo estando sozinhos em ruas e avenidas, e até mesmo em estacionamentos de shoppings, supermercados, clínicas….incrível não é? Certamente vão gostar muito de saber disso!
Analisando o que foi pontuado acima, chegamos à conclusão que faz sentido usar a seta em todas as manobras: primeiro porque quem circula próximo, seja pedestre, sejam outros veículos, ficam sabendo para onde o veículo que está sinalizando irá. Segundo porque o CTB não faz distinção entre haver ou não veículos ou pedestres a quem sinalizar.
Leia o que diz o CTB:
O Art. 35. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço.
Parágrafo único. Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos.
E ainda temos indicado no Código, a infração referente a falta de sinalização:
Art.196. Deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora de direção do veículo, o início da marcha, a realização da manobra de parar o veículo, a mudança de direção ou de faixa de circulação:
Infração grave e penalidade multa
No exame prático é uma falta grave, portanto: usar a seta para sinalizar não é opção, é exigência!
Que tal uma dinâmica durante a aula teórica para fixar o uso da seta?
Vamos apresentar aqui um texto básico, usem a sua criatividade para criar outros.
Material:
– alunos sentados em círculo.
– vendas nos olhos de alguns alunos, alternando entre eles a venda, durante a história para que todos possam falar de sua experiência de se deslocar vendados.
Atividade:
O Instrutor deve explicar aos alunos que cada vez que usar a palavra direita, os alunos deverão se deslocar para a DIREITA, sentando-se na cadeira ao lado direito, quando disser a palavra ESQUERDA, e quando disser TEMPESTADE, os alunos trocam de lugar aleatoriamente. Os alunos que estão vendados, não deverão ser auxiliados pelos outros.
Segue o texto:
Vamos fazer uma viagem por uma linda estrada. O dia está lindo, com muito sol. Olhando pela janela do carro percebemos que as árvores balançam levemente para a DIREITA.
Avistamos uma cidade e observamos que há muitas árvores ao lado ESQUERDO do portal de entrada da cidade. Há também uma grande pedra do lado DIREITO. Olhando mais à frente, observamos que há muitas nuvens escuras, será que é uma TEMPESTADE?
Continuando a nossa viagem, olhamos lindos pássaros voando, outras árvores à DIREITA da estrada. Como estamos viajando a algum tempo, é melhor parar para descansar e fazer um lanche. Há uma placa a frente, indicando uma Lanchonete precisamos entrar no retorno à ESQUERDA e vamos para a lanchonete que fica na margem DIREITA da estrada. Precisamos ser rápidos pois a TEMPESTADE se aproxima.
Depois do breve descanso e de nos alimentar, seguimos viagem para tentar chegar com segurança ao nosso destino, antes da TEMPESTADE.
Conclusão
É importante fechar a dinâmica pedindo aos alunos que falem como foi a experiência, como se sentiram em ter que se movimentar com as vendas nos olhos? Como foi mais fácil de se deslocar: com ou sem a venda? Quem estava sem a venda, como se sentiu em ter que se desviar dos colegas que estavam vendados? Como é se deslocar no trânsito sem saber para onde o veículo da frente ou ao lado irá?
O uso da venda serve para mostrar que, quando não sinalizamos o que vamos fazer, para onde vamos, deixamos os outros integrantes do trânsito “às cegas”. Não é possível adivinhar o que o outro fará, para onde irá, se não sinalizar. No trânsito, não é tão simples assim como em uma história. Nem sempre temos a chance de remediar. Muitas vezes, nos deparamos com acidentes graves, absolutamente evitáveis se a sinalização fosse utilizada.
A segurança do trânsito está em nossas mãos e é nossa responsabilidade. Todos temos que fazer a nossa parte, usar a seta é simples e pode evitar muitos acidentes. Sinalize!