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23 de fevereiro de 2024

Vai pegar a estrada no Carnaval? Confira algumas dicas de segurança!

Para aproveitar a diversão, sem dores de cabeça com o veículo, é preciso tomar alguns cuidados, entre eles está a verificação dos pneus. Veja as dicas da Dunlop.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 03/02/2024 às 15h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Dicas Carnaval na estrada Dunlop
Se você está planejando pegar a estrada no Carnaval, é fundamental seguir algumas dicas. Foto: Divulgação.

Carnaval é sinônimo de folia, descontração e, para muitos, viagens emocionantes. Se você está planejando pegar a estrada no feriadão, é fundamental garantir que seu veículo esteja em condições ideais para enfrentar a jornada com segurança. Entre as precauções essenciais, a atenção aos pneus se destaca como um elemento crucial para a estabilidade e dirigibilidade do veículo.

“A cautela no trânsito, a revisão do veículo, a preparação e planejamento do motorista para longos períodos ao volante são pilares fundamentais para uma viagem segura. Verificar o estado geral dos pneus é uma das etapas que asseguram um passeio tranquilo, garantindo a estabilidade, aderência em piso seco e molhado, frenagens seguras e em distâncias curtas, e conforto do veículo, especialmente em condições adversas”, destaca Hugo Terazaki, gerente de Serviços Técnicos e Pós-Vendas da Dunlop Pneus.

Dicas essenciais

Antes de iniciar sua jornada, é fundamental verificar as condições dos pneus. Um aspecto fundamental é a avaliação do desgaste por meio do indicador na banda de rodagem, parte do pneu que fica em contato com o solo, conhecido como “TWI” (Tread Wear Indicator), localizado em 6 a 10 pontos ao longo da circunferência do pneu, com o posicionamento indicado através da inscrição “TWI” e/ou pequenos triângulos na lateral (flanco). Tratam-se de pequenos ressaltos da mesma borracha do pneu, uniformemente distribuídos nos sulcos da banda de rodagem que têm 1,6mm de altura. Estes sinalizam quando os sulcos atingem a profundidade mínima permitida por lei para utilização do produto.

Pneus que atingiram ou se desgastaram além do TWI, o famoso “pneu careca”, não oferecem performance adequada em pisos molhados, ocorrendo facilmente a aquaplanagem, redução significativa da dirigibilidade do veículo na chuva e derrapagens e escorregamentos. Ademais, pneus com alto desgaste ficam mais suscetíveis a cortes e perfurações e rompimento, pela não existência da camada espessa de borracha para amortecer o contato/impactos durante o deslocamento nas vias brasileiras.

Não se esqueça ao pegar a estrada no Carnaval: dirigir com pneus desgastados além do “TWI” pode resultar em multas e pontos na carteira de habilitação. Conforme o artigo 230 do CTB, o estepe também deve estar em bom estado, podendo gerar multa se atingido ou superado o “TWI”.

A calibragem adequada da pressão de ar dos pneus, conforme indicado no manual do proprietário, é uma etapa indispensável. Deve-se realizá-la com os pneus frios, de preferência no local de estacionamento do veículo, ou a poucos quilômetros de distância, em postos de serviço ou oficinas que tenham sistema de calibragem confiável e em boas condições de uso. Ter o hábito de conferir a pressão de ar a cada dez dias, se possível, sempre conforme recomendação do fabricante do veículo com base na quantidade de passageiros e de carga a ser transportada.

Deve-se observar se o desgaste dos pneus ocorre de maneira uniforme. Para estender a vida útil dos pneus, recomenda-se realizar o alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km. Ou, antecipar o procedimento se surgirem vibrações excessivas na direção e/ou tendências direcionais. Aproveite para conferir a suspensão, direção e freios, substituindo e reparando o que for necessário.

O rodízio dos pneus, a ser realizado a cada 10.000 km (ou outra condição, a ser determinada pelo tipo de produto e aplicação), também desempenha um papel importante. Essa prática visa garantir um desgaste equitativo dos quatro pneus, prolongando a vida útil do conjunto completo.

Quando for realizar a substituição de pneus, deve-se montar os pneus novos no eixo traseiro. Em caso de perda de controle, o eixo traseiro não permite ação direta do motorista, sendo preferível ter a maior aderência dos pneus neste eixo. Na dianteira, mesmo com pneus mais desgastados, é maior a chance de se retomar o controle do veículo.

“Na Dunlop, estamos dedicados a oferecer pneus que proporcionam desempenho, conforto e segurança. Nosso objetivo é garantir que os motoristas aproveitem o Carnaval sem preocupações, sabendo que seus pneus têm qualidade e estarão em condições ideais, seguindo nossas dicas e procedimentos antes de partir para a sua jornada.” reforça Hugo.

A Dunlop incentiva todos os motoristas a realizarem uma verificação completa dos pneus e do veículo antes de pegar a estrada neste Carnaval. Sua segurança é a nossa prioridade, afinal, quem tem, anda bem.

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