Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de julho de 2024

Veja dicas de segurança nas estradas durante as altas temperaturas do verão

Dunlop Pneus orienta usuários sobre manutenção e alto desempenho dos pneus.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 09/12/2023 às 11h00
Ouvir: 00:00
Dicas de segurança para dirigir em altas temperaturas
A manutenção adequada dos pneus garante viagens seguras e tranquilas em altas temperaturas. Foto: iStock

Com a chegada do verão, a Dunlop Pneus, comprometida com a segurança dos condutores, oferece dicas essenciais para lidar com as altas temperaturas nas estradas. A empresa reforça a importância de uma manutenção adequada dos pneus para garantir viagens seguras e tranquilas durante a temporada quente, uma vez que são componentes de extrema importância para o desempenho e performance do veículo.

Pensando nesse cenário, a Dunlop separou algumas dicas importantes para garantir a eficiência dos pneus e evitar imprevistos:

Verifique a pressão dos pneus regularmente: aumentos de temperatura podem influenciar a pressão dos pneus.

Certifique-se de verificar e ajustar a pressão de acordo com as recomendações do fabricante do veículo, para garantir conforto, estabilidade, tranquilidade para transportar pessoas e bagagens e conduzir com uma aderência adequada à estrada. Pneus com baixa pressão de ar aquecem rapidamente e podem se danificar, exigindo sua imediata substituição. O excesso de pressão, por outro lado, torna o pneu muito rígido e num impacto, pode romper-se facilmente.

Vale sempre o bom senso e a observância do que define o fabricante do seu carro. É importante que esta verificação da pressão dos pneus seja realizada sempre com os pneus frios, ou seja, o ideal é verificar logo pela manhã no local mais próximo a sua residência que possua equipamento disponível.

Atente-se ao estado de desgaste e danos nos pneus: altas temperaturas podem afetar a durabilidade dos pneus.

O calor acelera o desgaste e torna os pneus mais suscetíveis a danos por impacto e a cortes, tornando a inspeção visual uma prática essencial para identificar qualquer problema potencial. Aproveite as paradas para observar se não há pedras e outros objetos cortantes incrustados nos sulcos, que podem provocar cortes que rompem o pneu. Remova tudo para garantir a durabilidade do produto.

Confira o sistema de arrefecimento do veículo: checar o nível de líquido de arrefecimento é crucial durante os meses mais quentes do ano.

Isso porque ele tem a função de resfriar o motor, mantendo-o em uma temperatura entre 90ºC a 100ºC – faixa considerada ideal.

“Durante o verão, é crucial manter os pneus em boas condições para garantir viagens seguras e sem problemas. Recomendamos fortemente a verificação regular da pressão e condição dos pneus, além de manter a manutenção do veículo em dia para enfrentar as altas temperaturas com tranquilidade”, comenta Hugo Terazaki, Gerente técnico de engenharia pós-venda.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *