Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de março de 2024

Viagem de fim de ano: 5 revisões cruciais para viajar tranquilo 

Confira as 5 revisões indispensáveis para assegurar que seu veículo esteja pronto para enfrentar as estradas movimentadas neste fim de ano. 


Por Accio Comunicação Publicado 15/12/2023 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A temporada de festas está chegando e com isso, o momento de planejar os encontros com amigos e familiares. Como os meses de dezembro e janeiro coincidem com o período de férias, é comum que as estradas e os destinos mais turísticos fiquem mais cheios.  Por isso, existe a necessidade de fazer algumas revisões cruciais em seu veículo.

Rear view of modern car with brake lights on during rush hour
Foto: Envato.

Com isso em mente, para garantir que sua jornada seja mais segura, preparamos um guia essencial. Confira as 5 revisões indispensáveis para assegurar que seu veículo esteja pronto para enfrentar as estradas movimentadas neste fim de ano. 

1-Verificação dos fluidos 

Fazer as revisões das condições do sistema de arrefecimento de veículo é crucial para a segurança na estrada
Foto: Envato.

Antes de pegar a estrada, faça as revisões de todos os fluidos do seu veículo (todos MESMO). Ou seja, é hora de mexer no óleo do motor, fluido de transmissão, fluido de freio e no líquido de arrefecimento.  

Caso a qualidade desses fluídos esteja boa, certifique-se de que estão nos níveis adequados

2-Revisando o sistema de freios 

Mecânico faz revisões no sistema de freios e pastilhas em roda de carro suspenso na oficina
Foto: Envato.

Por mais que pareça óbvio, devido a um custo às vezes elevados, não é incomum que condutores deixem as revisões dos freios para depois. Porém, os freios desempenham um papel crucial na segurança do veículo.  

Verifique o estado das pastilhas e discos de freio (ou lonas, em caso de freio a tambor), assim como o nível do fluido de freio. Se estiver “chiando” ao frear, puxando o veículo para um dos lados, ou se você notar baixa eficiência, procure uma oficina especializada em freios, que pode facilmente verificar sinais de desgaste excessivo ou irregularidades. Em geral, somente haverá despesa em caso de necessidade de algum tipo de manutenção. Esses são cuidados essenciais antes de iniciar sua viagem.  

3-Revisões de pneus e alinhamento 

Mecânico faz revisões nos pneus em oficina
Foto: Envato.

Antes de pegar a estrada ou de carregar o carro, lembre-se de verificar a pressão dos pneus (incluindo o estepe). Nesse momento, sempre vale consultar o manual do veículo, já que estes livretos descrevem a calibragem ideal para cada veículo em cada tipo de percurso.

Outro local comum de encontrar as informações sobre a calibragem é próximo do fecho na porta do motorista ou na parte interna da tampa de combustível.  

Além disso, aproveite para fazer uma inspeção visual para tentar identificar cortes, bolhas ou desgaste irregular nos pneus. Por fim, veja se seu veículo está bem alinhado, pois isso é essencial para garantir uma condução suave e evitar o desgaste prematuro dos pneus

4-Revisão do sistema elétrico 

Profissional verifica as condições de uma bateria de automóvel
Foto: Envato.

Faça a revisão do sistema elétrico do veículo conforme indicado pelo fabricante de seu veículo. Ou seja, verifique a condição da bateria, do alternador e do sistema de ignição. Além disso, certifique-se de que todas as luzes, como faróis, lanternas, pisca-pisca, luzes de freio e de ré, estão funcionando corretamente. 

Claro, caso a bateria esteja comprometida, é recomendado fortemente a substituição desta por uma peça nova e funcional. 

5-Itens de emergência 

Por mais que ninguém queira pensar nessa possibilidade (ainda mais durante o período de festas), acidentes podem acontecer. Por isso, procure sempre ter um kit de primeiros socorros, cabos de ligação e algumas ferramentas básicas, lembrando que triângulo de segurança, macaco e chave de roda não são opcionais, e sim obrigatórios.  

Planejamento para uma viagem segura e tranquila 

Mulher observa paisagem da janela do carro em mirante de estrada.
Foto: Envato.

Realizar essas revisões antes de viajar pode ajudar a garantir que o seu veículo esteja em boas condições para qualquer trajeto. Com isso, você reduz o risco de problemas durante a sua viagem de fim de ano e aproveita ao máximo todas as etapas da jornada. 

Por falar em segurança, não adianta nada cuidar apenas da máquina.

Você, como condutor, precisa estar descansado, sóbrio e bem disposto. Em viagens longas, aproveite para planejar paradas regulares para descanso e manter-se atento às condições da estrada.  

Já que você está passeando, pode se dar ao luxo de evitar dirigir à noite ou condições de mau tempo, por exemplo, ou em horários em que a estrada está extremamente movimentada. Não vale a pena arriscar.

Estabeleça um ritmo de viagem e mantenha-se nele. Curtir o trajeto é melhor do que ter pressa ou ansiedade para chegar.

Muita atenção também aos seus companheiros de viagem: antes de colocar o veículo em movimento certifique-se de que todos afivelem seus cintos de segurança, inclusive os passageiros do banco de trás que, às vezes, acham que isso é desnecessário.

O pet vai junto? O correto é levá-lo dentro da caixa especial para esta finalidade. No mínimo ele precisa também utilizar o cinto de segurança, que deve ser afivelado ao colete peitoral.

Combinando segurança, planejamento e tranquilidade, toda viagem torna-se inesquecível. Uma ótima viagem e boas festas! 

Leia também no Portal do Trânsito:

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *