06 de dezembro de 2025

Área de espera para motos no semáforo: qual a sua importância?


Por Mariana Czerwonka Publicado 20/06/2024 às 08h00
Ouvir: 00:00
A área de espera para motos foi o assunto do programa Tira-dúvidas de trânsito que você pode ver no vídeo acima.

A área de espera para motos é um local delimitado por duas linhas de retenção, destinado exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores, junto ao semáforo, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos. A implementação dessa sinalização já está acontecendo em várias cidades. A intenção é proporcionar mais segurança aos motociclistas e diminuir o conflito destes veículos com os automóveis. Esse foi o assunto do programa Tira-dúvidas de trânsito que você pode ver no vídeo acima.

Conforme Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, devido ao grande número de motos em circulação faz sentido preparar espaços para aumentar a segurança.

“Essas estruturas separam as motos dos demais veículos e no momento crítico que é a partida após o sinal verde, as motos saem na frente. Além de segurança, esses veículos ganham mais agilidade”, explica.

área de espera motos
Área de espera para motos em Curitiba. Foto: Divulgação Prefeitura

Dados assustadores

A participação das motos na frota de veículos brasileira cresce sem parar e nos sinistros de trânsito, também. De acordo com o Ministério da Saúde, somente em 2023, mais de 1 milhão de pessoas foram internadas no Brasil, vítimas de sinistros envolvendo motos. Isso representa um aumento de 32% nos últimos dez anos.

Definição Código de Trânsito Brasileiro

Em 2021, a Lei 14071/20, inseriu no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a definição desse tipo de sinalização. Conforme o CTB, a área de espera é uma área delimitada por duas linhas de retenção, destinada exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores, junto à aproximação semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *