Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de julho de 2024

Para além do frete: conheça algumas possibilidades de trabalhos para motoristas


Por Agência de Conteúdo Publicado 12/12/2021 às 16h28 Atualizado 08/11/2022 às 21h17
Ouvir: 00:00

Com alta demanda, mercado segue em busca de profissionais do asfalto. As possibilidades de trabalhos para motoristas são diversas.

Transportar é uma necessidade. Sabendo disso, fica fácil entender por que a profissão de motorista está tão em alta ultimamente. Seja para garantir renda extra no final do mês ou para profissionalizar-se, saiba o que é preciso para entrar no ramo.

O mercado está aquecido muito por conta da demanda por entregas a domicílio e transporte de passageiros. No entanto, a profissão exige algumas técnicas e conhecimentos para poder ser desempenhada. Para começar, é necessário ter a habilitação correspondente ao tipo de categoria de atuação que deseja.

Seja motorista de aplicativo ou caminhoneiro, deve-se ater a qual especificação a sua licença deve ter. Além disso, algumas empresas de transporte individual por aplicativo exigem para fins de cadastro e exercício da atividade: teste de comportamento, psicotécnico e antecedentes criminais. Outras fazem também curso de capacitação.

A flexibilidade de horário é um grande atrativo nos trabalhos para motoristas.

Já se sua ideia é ter algo mais fixo a gama de opções também é grande. Tanto o serviço público, quanto o privado, por exemplo, oferecem vagas para motoristas corporativos. As exigências não são muito diferentes das do serviço autônomo.

Direção defensiva, conhecimentos de mecânica e primeiros socorros podem ser diferenciais. Há ainda a opção de ser motorista de ônibus. Muitas cidades têm sofrido com a falta de profissionais e, por isso, as empresas de transporte urbano têm oferecido alguns benefícios a mais para quem busca uma oportunidade. Assim como nas demais atividades, ter bom relacionamento interpessoal, cordialidade e, principalmente, paciência para aqueles momentos de trânsito são habilidades fundamentais para o sucesso na empreitada.

Agora, se seu desejo é trabalhar nas estradas, você pode se tornar um caminhoneiro. A profissão segue em alta. A expansão do mercado de logística impulsiona a demanda por mais profissionais. A oportunidade de viajar por vários lugares é um grande chamativo, mas não se engane, pois o trabalho é muito desafiador.

Geralmente, o caminhoneiro é autônomo, o que significa que toda a gestão financeira e administrativa é feita por ele mesmo. Além disso, conhecimentos mecânicos são essenciais. Conhecer rotas, calcular fretes e dormir na estrada, por exemplo, são parte da rotina. Uma solução muito utilizada para dar mais segurança para o caminhoneiro é agregar-se a uma transportadora. Nesse sentido, ela funciona como um intermediário entre o profissional e o destinatário das cargas, o que proporciona mais viagens. Isso permite que o caminhoneiro tenha mais segurança financeira, possa programar suas viagens, entre outras vantagens.

Seja nas estradas ou nas ruas da cidade, levando passageiros, comida, cargas pesadas, fazendo fretes ou revenda do gás, o motorista é fundamental para o funcionamento da sociedade e da economia. Embarque nessa!

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *