Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de dezembro de 2024

Brasil projeta mais de 150.000 carros elétricos até o final do ano

Espera-se que as vendas de veículos elétricos e híbridos ultrapassem 150.000 unidades no Brasil, um marco que destaca o rápido avanço desses veículos em um mercado importante.


Por Mariana Czerwonka Publicado 25/11/2024 às 13h30
Ouvir: 00:00
Carros elétricos Brasil
Os consumidores de hoje estão cada vez mais abertos a veículos elétricos e híbridos. Foto: NewAfrica para Depositphotos

Os carros elétricos e híbridos vêm ganhando espaço rapidamente no setor automotivo no Brasil e no mundo, marcando uma transição para tecnologias mais sustentáveis e menos dependentes de combustíveis fósseis. Essa evolução, impulsionada em parte pelas preocupações com as mudanças climáticas e pelo desejo de reduzir as emissões de carbono, levou a um crescimento notável nas vendas globais e, em particular, nos mercados emergentes, como o Brasil.

Os consumidores de hoje estão cada vez mais abertos a veículos elétricos e híbridos, não apenas como alternativas ecologicamente corretas, mas também como opções cada vez mais caras com benefícios de desempenho. A projeção de vendas para 2024 reflete esse boom: espera-se que as vendas de veículos elétricos e híbridos ultrapassem 150.000 unidades no Brasil, um marco que destaca o rápido avanço desses veículos em um mercado importante.

Para entender melhor o desenvolvimento desse setor, é essencial diferenciar entre veículos elétricos e híbridos.

Os carros elétricos funcionam totalmente com energia elétrica, sem um motor de combustão interna, o que significa zero emissões diretas e custos operacionais mais baixos a longo prazo. Por outro lado, os veículos híbridos combinam um motor de combustão interna com um ou mais motores elétricos, aproveitando tanto os combustíveis fósseis quanto a eletricidade para otimizar o consumo de energia.

Há vários tipos de híbridos: os híbridos plug-in (PHEVs) permitem que as baterias sejam recarregadas externamente, enquanto os híbridos convencionais (HEVs) e os micro-híbridos (MHEVs) dependem principalmente do motor de combustão interna para recarregar as baterias. Cada tipo de veículo híbrido oferece benefícios diferentes em termos de eficiência e alcance, permitindo que os consumidores escolham de acordo com suas necessidades de mobilidade e acesso à infraestrutura de recarga.

No contexto brasileiro, o crescimento dos veículos eletrificados tem sido significativo. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), espera-se que as vendas atinjam mais de 160.000 unidades até o final de dezembro de 2024, representando um aumento de 70% em comparação com os 93.927 veículos registrados em 2023.

Esse aumento foi impulsionado não apenas pela oferta de novos modelos, mas também pela expansão da infraestrutura de recarga, que cresceu consideravelmente nos últimos anos.

Em 2020, o Brasil tinha cerca de 350 estações de recarga e, em agosto de 2024, esse número subiu para 10.622, facilitando a adoção de carros elétricos, especialmente em áreas urbanas, onde a densidade de estações é maior.

ranking carros elétricos

Em termos de números de vendas, em setembro de 2024, foram registradas 4.699 unidades de veículos totalmente elétricos, representando 35,4% do número total de carros eletrificados vendidos no país. Embora tenha havido uma ligeira queda de 8,1% em relação a agosto, esse volume reflete um aumento de 156,8% em comparação com o mesmo período do ano passado, demonstrando uma forte tendência de crescimento.

Entre os modelos mais vendidos, os veículos da BYD se destacam, com o BYD Dolphin Mini liderando o mercado com 2.169 registros, seguido pelo Dolphin e pelo Yuan Plus, evidenciando o domínio dessa marca no segmento de veículos elétricos no Brasil.

Além dos elétricos, os híbridos plug-in tiveram um bom desempenho, respondendo por 36,7% do mercado de veículos híbridos em setembro de 2024.

O GWM Haval H6 foi o modelo híbrido mais vendido, com 1.649 unidades registradas, seguido de perto pelo BYD Song Plus e pelo Toyota Corolla Cross.

Em termos totais, houve a venda de 122.548 veículos elétricos no Brasil entre janeiro e setembro de 2024, um número que reflete um aumento de 113% em comparação com o mesmo período do ano passado. Essa tendência reforça a expectativa da ABVE de que se ultrapasse a projeção do número de 150.000 veículos antes do previsto.

Deve-se observar que, devido às suas características específicas relacionadas à bateria, esses carros geralmente recebem tratamento especial das seguradoras. Os carros elétricos não exigem apenas a cobertura padrão, como colisão, roubo e proteção contra acidentes, mas também serviços adicionais na apólice. Assim, os proprietários de carros elétricos podem ter acesso a garantias estendidas de bateria, assistência especial em caso de problemas técnicos ou de carregamento e até mesmo cobertura para possíveis falhas elétricas, que atendem às necessidades e aos riscos associados a essa tecnologia emergente.

Visão geral global

Na América Latina, a adoção de veículos elétricos ainda é incipiente em comparação com outras regiões, embora o interesse do consumidor esteja em uma tendência de crescimento. De acordo com uma pesquisa da YouGov Global Profiles realizada no início de 2024, 64,8% dos consumidores latino-americanos acreditam que os carros elétricos representam o futuro da indústria automotiva.

Esse número é maior do que a média global de 59,8%, indicando um alto nível de interesse na região. No entanto, a propriedade de veículos elétricos e híbridos na América Latina continua baixa, com apenas 6,8% dos entrevistados, em comparação com a média global de 12%.

Na América Latina, o Brasil se destaca com a maior penetração de carros elétricos, chegando a 10% dos entrevistados que possuem um veículo elétrico ou híbrido, enquanto no México e na Colômbia as taxas são inferiores a 5% e na Argentina apenas 2,7%. É possível explicar parcialmente essa disparidade na adoção pelo alto custo desses veículos e pela infraestrutura de recarga limitada, fatores que retardaram sua expansão. Entretanto, espera-se que a adoção de veículos elétricos cresça à medida que os preços caiam e a disponibilidade de modelos no mercado de segunda mão aumente, facilitando o acesso de mais consumidores.

Globalmente, o mercado de veículos eletrificados também está se expandindo.

Em setembro de 2024, as vendas globais de veículos elétricos e híbridos atingiram 1,69 milhão de unidades, impulsionadas principalmente pelo mercado chinês, que é o maior consumidor de veículos elétricos do mundo.

Globalmente, estima-se que existam cerca de 42 milhões de carros elétricos e híbridos plug-in em circulação, um número que, embora represente apenas 3% dos carros em todo o mundo, destaca o rápido crescimento desse mercado. Entre 2019 e 2023, o mercado de carros plug-in registrou um crescimento cumulativo de 436%, com um aumento constante de 60% ao ano até 2022, quando o crescimento começou a desacelerar.

Esse cenário sugere que a transição para veículos mais sustentáveis está em andamento, embora enfrente desafios significativos.

Com o tempo, fatores como redução de custos, aumento das estações de recarga e políticas governamentais em evolução provavelmente impulsionarão ainda mais a adoção de carros elétricos e híbridos, contribuindo para uma mobilidade mais limpa e eficiente no futuro.

Material produzido pelo site O Melhor Trato

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *