Carro elétrico é vendido sem estepe?
Determinado modelo possui lista de problemas e desanima compradores.
Um modelo de veículo elétrico tem frustrado alguns proprietários com suas falhas. O BYD Dolphin Mini chegou no Brasil esse ano, prometendo ser um carro elétrico acessível. Foi bem recebido e com um lançamento alto. O detalhe é que o veículo possui alguns pontos fracos que podem fazer a diferença na hora da decisão de adquiri-lo.
Os problemas com peças de reposição têm afetado esse e outros modelos da marca. No entanto, especificamente no caso do Mini, já houve a surpresa com o seu valor, que é mais alto do que esperado. Como a promessa seria de um carro elétrico acessível, especulou-se que o valor de compra não passaria dos R$ 100 mil. Porém, o modelo chegou custando R$ 115.800, preço médio para um carro elétrico compacto, e se comparado com outros modelos, como o Renault Kwid E-Tech (que é o mais barato da categoria), que custa R$ 99.990, a surpresa acabou virando decepção.
Equipamentos
A lista de equipamentos do carro também chamou muita atenção, possuindo alguns artigos sofisticados como carregador de celular por indução e banco do motorista elétrico, mas ao mesmo tempo deixando de lado o banco traseiro bipartido e até mesmo o limpador de vidro traseiro. A exclusão do estepe não é uma novidade em mercados como europeu e japonês, que trocaram a roda reserva por um kit de reparo (compressor de ar e material aderente).
Nesses países o dispositivo respondeu muito bem, onde os furos nos pneus ocorrem basicamente por pregos ou objetos perfurantes. No entanto, infelizmente, essa não é a realidade do Brasil. O kit de nada serve se o pneu for rasgado em um impacto contra um buraco, algo que infelizmente acontece muito no nosso país.
Alguns fabricantes como a BMW, chegaram a voltar atrás e oferecer o estepe novamente apenas para o Brasil e outros países que possuem vias com menos infraestrutura. Outra questão para complicar é que os pneus do carro elétrico poderão ter reposição difícil. Isso porque as medidas são extremamente específicas e existe apenas uma fornecedora, que é chinesa.
Nessa situação, se o pneu estourar em um buraco ou até mesmo necessitar de troca por desgaste natural, o carro provavelmente precisará de um guincho. E assim, ficará encostado por dias, até que os componentes cheguem aos reparadores. Ou seja, um fator que pode dificultar e encarecer essa troca.