Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de julho de 2024

Cicloturismo: você sabe o que é? Acompanhamos um evento e explicamos para você!


Por Mariana Czerwonka Publicado 30/09/2022 às 17h46 Atualizado 08/11/2022 às 21h03
Ouvir: 00:00

O cicloturismo é uma modalidade de uso da bicicleta que une o lazer e a mobilidade. O Portal do Trânsito acompanhou em evento desses em Curitiba. Assista a videorreportagem.

Unir a paisagem, o exercício físico e o lazer. Essa é a ideia base da atividade que está ganhando cada vez mais adeptos. De acordo com o Clube de Cicloturismo do Brasil, o cicloturismo é uma modalidade de uso da bicicleta que une o lazer e a mobilidade. “Seja em uma viagem curta de um dia ou em uma aventura de longa duração, a bicicleta é uma companheira de viagem que permite uma interação ímpar entre o viajante a paisagem”, diz o Clube em seu site.

O Portal do Trânsito foi conferir um desses passeios, realizado no dia 28 de agosto de 2022, promovido pelo Grupo Pedaloucos. O evento reuniu mais de 230 ciclistas em Curitiba, num trajeto de 70 km.


Leia também:

Ciclistas publicam manifesto pedindo redução dos limites de velocidade em vias urbanas 

Durante a atividade, alguns coletes são distribuídos para definir a função de cada um durante o percurso. Eles são divididos por cores e têm o seguinte significado:

Vermelho – São os líderes, ou seja, pessoas preparadas para ajudar todos os que estão buscando pedalar de maneira segura e divertida. Grupo formado por ciclistas experientes que contribuem para que o pedal seja um sucesso, desde a sua organização até mesmo fazendo um pequeno reparo na bicicleta, caso seja necessário. Eles puxam a fila.

Laranja – São ciclistas que cuidam do trânsito durante todo o trajeto. Dão orientações em locais em que os ciclistas precisem pedalar em fila única ou dupla, oua ainda que diminuam a velocidade e parem em um determinado ponto.

Verde – Grupo de ciclistas mecânicos que estão sempre prontos para ajudar com pequenos reparos, trocas de pneus assim como regulagem de marchas.

Azul Claro – São os ciclistas que podem prestar atendimento de primeiros socorros básicos em caso de queda ou pequenos acidentes.

Preto – destinado à imprensa, de maneira geral.

Azul Escuro – é o ciclista que fecha o pelotão, ou seja, ninguém pode ir atrás dele.

De acordo com Celso Black, oftalmologista e um dos membros fundadores do Pedaloucos, o cicloturismo pode ser resumido em amizade, respeito, companheirismo, união das pessoas e alegria.

“E, também, um pouco de sofrimento, porque o ciclista que diz que não vai ter subida num evento desses está mentindo”, brinca o organizador.

Assista, na íntegra, a videorreportagem produzida por Adriel Graff, do Portal do Trânsito, que acompanhou o evento.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *