Empresa de monitoramento revela motos roubadas/furtadas escondidas em apartamentos em SP
Criminosos sobem e descem escadas com motos em apartamentos e comunidades; casos de roubos e furtos cresceram 29% na Região Metropolitana de SP em 2023.
A Ituran Brasil, autotech líder global em monitoramento de veículos, identificou um novo comportamento de criminosos nos casos de roubos e furtos de motos. Durante operações de recuperação de veículos, com rastreamento por meio da tecnologia da empresa, a empresa encontrou motos escondidas em apartamentos na Zona Leste de São Paulo e Osasco.
“Quando a Ituran localiza o veículo roubado ou furtado de um cliente, a polícia é imediatamente acionada pela equipe de recuperação. O que vem surpreendendo as autoridades é o fato de serem encontradas diversas motos escondidas pelos criminosos em cômodos de casa e apartamentos durante a ação para a recuperação de único veículo. Foi constatado que os bandidos chegam a subir as escadas de prédios com as motos para escondê-las em apartamentos”, conta Fernando Correia, coordenador de recuperação da Ituran Brasil.
Somente neste ano, a empresa registrou 3 casos em que os criminosos agiram dessa forma.
Um deles aconteceu em Osasco, no bairro Padroeira, onde se encontrou 6 motos em uma casa de 2 cômodos abaixo do nível da rua. O caso ocorreu durante a operação para a recuperação de um veículo monitorado de um cliente da Ituran.
Estudo realizado pela Ituran Brasil, a partir de dados apurados na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e validados com informações da empresa líder em monitoramento de veículos, mostram que os casos de roubos e furtos de motos dispararam na Região Metropolitana de São Paulo no primeiro semestre de 2023. Com uma alta de 29% em relação ao mesmo período do ano passado, o volume de ocorrências chegou a 15.210 unidades.
Somente a capital paulista registrou um aumento de 36%, de 6.980 para 9.538 ocorrências, na mesma base de comparação.
Na lista de cidades da RMSP com maior número de roubos/furtos, Osasco passou a ocupar o segundo lugar, depois da capital, com crescimento de 54%, de 481 para 740.
“O monitoramento de motos é uma ferramenta importante diante dos dados alarmantes de roubos e furtos. Com o rastreador, os motociclistas podem ter a sua moto de volta. E, caso ela não seja recuperada, a seguradora parceira irá pagar até 100% do valor da tabela FIPE. Além disso, por meio do aplicativo Ituran Digital BR, o cliente monitora o veículo em tempo real pelo celular. Além disso, define um perímetro de circulação para receber alertas por descumprimento da regra”, afirma Fernando Correia, coordenador de operações da Ituran Brasil. .
Desde o final de 2021, a Ituran Brasil oferece o Ituran Com Seguro Moto, que tem ganhado cada vez mais espaço no portfólio da companhia. Assim, representando mais de 10% dos veículos monitorados no Brasil. Em 2022, a empresa recuperou 598 motos e no 1 semestre de 2023. O número supera mais de 500 motos recuperadas nas cidades em que o produto está disponível. No ano passado, na carteira de clientes da Ituran, as motos tiveram uma frequência de roubos e furtos cinco vezes maior do que os carros. Sendo assim respectivamente, de 11,5% e 2,1%.