Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de fevereiro de 2024

No Dia do Ciclista, confira seis dicas para pedalar com segurança


Por Mariana Czerwonka Publicado 19/08/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h06
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uso da bicicletaNesta terça-feira, é comemorado o Dia Nacional do Ciclista. A data foi escolhida para homenagear Paulo Davison, estudante de biologia prestes a se graduar, que, em 2006, foi atropelado e morto por um motorista alcoolizado enquanto pedalava em Brasília. A data reacende a questão da segurança dos ciclistas.

Por ser um veículo mais barato, leve e sustentável que um carro, a bicicleta tem sido uma alternativa para driblar o trânsito caótico das grandes cidades. Além disso, a atividade de pedalar também é adotada por pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida.

Mas, antes de comprar uma bike e sair pedalando por aí, é bom prestar atenção às seis dicas de segurança fornecidas pelo blog Bicicletando, do casal Perla e Fabrizzio Amabile Topper, criadores do Movimento Bicicletando.

1- Escolha a bicicleta de acordo com o seu trajeto.

2- Adquira todos os equipamentos de segurança: capacete, luz traseira e dianteira, retrovisor esquerdo, luvas, capa de chuva e o que mais sentir necessidade.

3- A roupa deve ser confortável e que não comprometa sua flexibilidade.  Além disso, o ciclista pode usar tarjas refletivas para facilitar a visibilidade.

4- Sempre, antes de sair, confira se todas as peças estão em bom estado: pressione os freios, tanto o dianteiro quanto o traseiro. Verifique se a corrente está lubrificada o suficiente e teste a troca de marchas para conferir se está caindo ou não. Pressione o polegar nos pneus, caso esteja fácil de apertar, provavelmente estará murcho. É só ir ao posto mais próximo e calibrar os  pneus.

5- Utilize sempre sinais com os braços para indicar a sua movimentação aos motoristas, evitando surpresas. Peça passagem, dê passagem e avise quando precisar entrar na frente dos veículos. Se precisar, grite! Lembre-se de andar sempre na pista da direita, mas no meio da via, nunca próximo à guia, para evitar que os veículos tentem te ultrapassar, colocando-o em risco. Na ausência de vias específicas para o ciclista, a rua é seu direito e os motoristas devem respeitar. Nunca ande em faixas de ônibus, contramão e calçadas.

6- Planeje seus trajetos, evitando avenidas de grande fluxo. Se possível, inclua ciclovias no percurso.

Aplicativo

Pelo smartphone é possível baixar o aplicativo do Bike PE, que possui várias dicas, inclusive de segurança, para facilitar a vida do ciclista. É grátis e está disponivel para IOS, Android e Windows Phone.

Fonte: Diário de Pernambuco

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *