Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de julho de 2024

Veja qual é a relação entre sincronia dos semáforos e a fluidez no trânsito

A tecnologia dos semáforos inteligentes ajusta automaticamente o tempo dos sinais.


Por Thabita Yuri Publicado 20/06/2024 às 15h27
Ouvir: 00:00
sincronia de semáforos
A sincronia de semáforos tende a entrar em debate para “desafogar” as vias lotadas em grandes cidades. Foto: leszekczerwonka para Depositphotos

Existem diversos problemas que afetam a fluidez no trânsito. Alguns exemplos são: carros estacionados em fila dupla, parada de ônibus na pista, bloqueio de uma faixa por acidente ou operação de carga e descarga e até a saturação de veículos na rua são fatores que interferem na agilidade do trânsito. Dentre essas situações, a sincronia de semáforos tende a entrar em debate para “desafogar” as vias lotadas em grandes cidades.

A conhecida “onda verde” que seria a sincronização de semáforos, permite que os veículos passem por uma boa sequência de sinais verdes ao longo de uma via.

Essa sincronização não é simples e sempre necessitou de diversos fatores envolvidos, principalmente de profissionais capacitados para a organização.

A solução encontrada foram os semáforos inteligentes, ou semáforos adaptativos. O equipamento é pré-programado, munido de dispositivos de captura e processamento de imagens. Eles monitoram o trânsito em tempo real e ajustam automaticamente os ciclos de abertura e fechamento do sinal.

São Paulo é uma das cidades que possui o projeto de modernização dos semáforos. O sistema funciona com inteligência artificial. E, dessa forma, por exemplo, quando ocorre um acidente em um cruzamento, os semáforos adaptativos próximos vão detectar a lentidão e aumentar o sinal verde para a passagem dos veículos nas vias da região. Além de otimizar o fluxo de veículos, os semáforos auxiliam no transporte público, melhoram a mobilidade e segurança de pedestres e ciclistas. Além disso, evitam paradas demoradas e diminuem a ocorrência de engarrafamentos. E, por consequência, a emissão dos gases poluentes é menor, tornando-se um sistema em prol do meio ambiente.

Toda essa tecnologia é comercializada pela Pumatronix, uma das principais fabricantes do Brasil de equipamentos eletrônicos para captura e processamento de imagens. Sendo uma empresa de Curitiba, é referência no assunto de mobilidade urbana por meio da modernização das cidades.

Eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo, Curitiba recebe diversos projetos e até eventos como o Smart City Expo Curitiba. Esta é a versão brasileira do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress. Esses projetos trabalham no progresso da tecnologia dentro das cidades, trazendo discussões mundiais sobre ideias transformadoras e inteligentes, que desenvolvem soluções para melhorar a mobilidade urbana. O objetivo é tornar as cidades cada vez mais modernas e inovadoras

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *